P.S. (Para Seguir) é um espaço assinado pelo jornalista Nuno Travassos, que pretende destacar jogadores até aos 21 anos. 

Um ano depois de ter perdido o Europeu de sub-17 para Portugal, a Espanha conseguiu arrecadar o título com grande dramatismo, ao empatar a final com a Inglaterra nos descontos, para depois levar a melhor nos penáltis.

Com um registo algo distante do habitual nas seleções espanholas, menos dominador, a equipa de Santi Denía destacou-se sobretudo pela maturidade que apresentou ao longo do torneio croata, com o capitão Abel Ruíz como expoente máximo.

O avançado do Barcelona já tinha disputado o Europeu de 2016, no qual marcou quatro golos, e agora repetiu o registo, integrando assim o lote dos melhores marcadores em fases finais do Euro sub-17, a par dos franceses Amine Gouiri e Odsonne Edouard (todos com oito golos).

Se incluirmos os jogos de qualificação, Abel Ruiz também tem estatuto de melhor marcador de sempre, mas aqui em igualdade com o português José Gomes (16 golos).

Nascido em Almussafes, Abel Ruiz foi recrutado pelo Valência aos oito anos, mas quatro depois mudou-se para o Barcelona (com a companhia do irmão mais velho, que foi estudar para uma universidade catalã).

Atualmente com 17 anos, o avançado já fez a estreia pela equipa B do Barça, no passado mês de abril. É um avançado com grande maturidade competitiva, algo que sobressai sobretudo quando joga no “seu” escalão.

A denominação «el toro» de Almussafes pretende representar um avançado muito possante, difícil de desarmar mesmo quando está de costas para a baliza, o que lhe dá segundos preciosos para tomar a melhor decisão.

Um avançado muito completo, portanto, que funciona bem como apoio frontal, com grande amplitude de movimentos, mas que é igualmente eficaz dentro da área, tanto no ar como junto à relva.

O primeiro golo da seleção espanhola na final do Europeu sub-17 é um bom exemplo da capacidade de Abel Ruiz. Pela sagacidade com que provoca o movimento de rutura, e depois a visão periférica a servir Mateu Morey (outro nome a destacar aqui em breve).