P.S. (Para Seguir) é um espaço assinado pelo jornalista Nuno Travassos, que pretende destacar jogadores até aos 21 anos. 

artigo atualizado: hora original 23:44, 17-05-2018

Timothy Eyoma é um defesa de 18 anos que nasceu em Inglaterra e tem ascendência nigeriana, mas quem o vê em campo pode perfeitamente imaginá-lo como filho do antigo internacional francês Lilian Thuram.

A semelhança não se esgota na capacidade para jogar tanto no eixo defensivo como a lateral direito, está também na forma como combina pujança física e qualidade na construção de jogo a partir de zonas recuadas.

Conhecido também como «TJ», Eyoma tornou-se jogador do Tottenham com 12 anos de idade. Nos primeiros anos de formação jogou como sobretudo como central, mas nos últimos dois anos passou a jogar também regularmente como lateral direito. Vai alternando, no fundo, já que ainda no passado mês de março alinhou no eixo defensivo diante do FC Porto, em jogo dos quartos de final da Youth League.

Possante, Eyoma é forte no jogo aéreo e nos duelos físicos, mas também ágil na marcação, embora possa melhorar ainda no controlo da profundidade. Encara a construção de jogo com conforto, assumindo até alguns riscos, mesmo que esteja a jogar no corredor central. Como lateral será excessivo considerá-lo afoito, pois não aparece com abundância no último terço, mas gosta de sair em futebol apoiado, de forma sustentada tecnicamente.

Timothy, que tem o irmão Aaron no Arsenal (três anos mais velho), é internacional sub-18 inglês, mas no ano passado fez parte da seleção inglesa que foi finalista do Europeu de sub-17 e que depois ganhou o Mundial da categoria.