P.S. (Para Seguir) é um espaço assinado pelo jornalista Nuno Travassos, que pretende destacar jogadores até aos 21 anos. 

Já com o título festejado, o Paris Saint-Germain não foi além de um empate caseiro (2-2) com o Guingamp, no passado domingo. O português Pedro Rebocho entrou a cinco minutos do fim, para o lugar de Ludovic Blas, autor do primeiro golo do encontro com um fantástico pontapé de fora da área.

Foi o terceiro tento da época para este médio de apenas 20 anos, como que a confirmar uma evolução sólida, já que em 2015/16 tinha apontado apenas um golo e na temporada passada festejou dois.

Ludovic Blas está no Guingamp desde 2013, que é como quem diz desde os 15 anos de idade, depois de ter representado o Rambouillet e o Montrouge, clubes dos arredores de Paris.

A estreia pela equipa principal surgiu poucos dias antes de atingir a maioridade, a 6 de dezembro de 2015, frente ao Bordéus. Menos de dois meses depois, já com 18 anos, contribuiu para a goleada ao Troyes, tornando-se assim o mais jovem de sempre a marcar pelo Guingamp.

Blas ganhou destaque nos registos de «scouting» dos principais emblemas europeus ao integrar a seleção francesa que conquistou o Europeu de sub-19 em 2016. Marcou dois golos na prova, um dos quais frente a Portugal, nas meias-finais (e depois na final, diante da Itália).

O jogador do Guingamp formava tridente ofensivo com Jean-Kevín Augustin e um tal de Kylian Mbappé. Curiosamente o primeiro era então jogador do Paris Saint-Germain mas está agora no Leipzig, enquanto Mbappé foi recrutado pelo PSG ao Mónaco.

Blas continua no Guingamp, para já, a confirmar tanto o potencial técnico como a versatilidade. Se no Europeu de sub-19 deu nas vistas como um extremo acutilante, à procura do drible, a definir bem no último terço, ainda agora no duelo com o PSG apareceu no «duplo pivot» do 4x2x3x1 do Guingamp. Mais cerebral do que explosivo, no papel de segundo médio, entre Didot e Grenier. A pegar no jogo, a transportar a equipa para o meio-campo contrário, sempre à procura de uma oportunidade para meter um passe de rutura.