Adversário do Estoril nesta quinta-feira, no arranque da fase de grupos da Liga Europa, o PSV não vai contar com o talentoso Memphis Depay, que se lesionou frente ao PEC Zwolle e enfrenta agora seis a oito semanas de paragem.

Treinada por Philip Cocu, a equipa holandesa fica sem esse trunfo para o jogo europeu, mas isso não significa que as preocupações do Estoril sejam menores. É que para além de Jetro Willems (20 anos), Maher (21), Wijnaldum (23), Luuk de Jong (24) ou Narsingh (24), o PSV tem ainda outra das (inúmeras) promessas ofensivas do futebol holandês: Jürgen Locadia, o provável substituto de Depay no «onze».
O avançado de 20 anos tem alternado entre a titularidade e o banco, neste início de época, mas em sete jogos soma três golos e duas assistências.

Locadia é um felino apressado. A rapidez com que se move em campo é proporcional à rapidez com que mostra serviço. Estreou-se pela equipa principal do PSV a 21 de setembro de 2011, tinha ainda 17 anos. Entrou ao minuto 72 do jogo da taça com VVSB, e oito minuto depois estreou-se a marcar. Mais de um ano depois, a 30 de setembro de 2012, com 18 anos, estreou-se na Liga holandesa, na visita ao VVV Venlo. Entrou apenas ao minuto 68 mas ainda foi a tempo de marcar três golos. Desde 1969 que nenhum jogador conseguia um «hat trick» na estreia.

Ainda a caminho do 21º aniversário soma 29 golos pelo PSV, em 71 jogos. Pode jogar tanto como ponta de lança como extremo, revelando enorme velocidade a explorar o espaço entre os centrais e os laterais e depois uma enorme eficácia a finalizar, sobretudo com remates cruzados.

Muito associado a clubes ingleses, Locadia renovou recentemente com o PSV até 2019, e embora outros colegas pareçam estar à frente na lista de espera para dar o salto para outro campeonato, não seria de estranhar se alguém decidisse antecipar já a sua contratação.



P.S. (Para Seguir) é um espaço assinado pelo jornalista Nuno Travassos, que pretende destacar jogadores até aos 21 anos.