Faltavam duas horas para o início do jogo de estreia do Paços de Ferreira na milionária Liga dos Campeões, frente ao Zenit, e eram ainda poucos os adeptos pacenses que se encontravam junto ao estádio do Dragão. O calor de agosto convidava a praia, mas, os cerca de duas dezenas de apoiantes os castores que já marcavam presença garantiam que mais estavam a caminho.

«Isto é como no Jamor, aparecem todos. Sócios e não sócios», atirou um, que mostrava o cartão de associado. «É uma festa», garantiam à reportagem do Maisfutebol.

Perguntamos sobre o jogo e aí os prognósticos misturavam-se com os desejos. Previa-se uma vitória por 2-0 para a equipa da Capital do Móvel, um empate 0-0, e até uma goleada dos pacenses ao «milionário» Zenit. «Aqui acredito que consigamos um empate ou até uma vitória, mas lá não passamos de certeza. Ainda se fosse com a equipa e com o treinador do ano passado...», garantiu um. «Só um maluco diria que somos favoritos», frisou outro, lembrando o orçamento do Zenit.

O entusiasmo da estreia na competição é intercalado por uma dose de realismo. «Só o estarmos aqui já é histórico, mesmo que não consigamos passar», garantem. «Nós concorremos para a Liga Europa», frisa um dos adeptos.

Mas nem tudo é alegria. Apesar de admitirem que «é difícil o Paços de Ferreira repetir o que fez no ano passado», não se mostram muito otimistas para o futuro, sobretudo no que diz respeito à equipa técnica. A derrota da primeira jornada, frente ao Sp. Braga, também não ajudou. «É pena o Paulo Fonseca ter ido embora. Não acredito muito que o Costinha seja bem sucedido... Espero estar enganado, mas acho que não se mantém no cargo até ao Natal. O trabalho de um e de outro é como água e vinho», frisam. E rapidamente as «apostas» sobre o resultado e sobre quem marcaria (com Hurtado e Vítor a liderarem a tabela), dão origem a prognósticos sobre quantos jogos fará Costinha ao comando da equipa.

Rapidamente, porém, voltam ao clima de festa. «Seja qual for o resultado, vamos festejar», garantem, dispostos a aproveitar a presença do seu Paços de Ferreira na maior competição europeia de clubes.