O MOMENTO

PAÇOS DE FERREIRA: nem uma vitória nos últimos cinco jogos. A derrota caseira com o Famalicão, para a Taça de Portugal, parece ter deixado marcas e a equipa de Paulo Fonseca não voltou a vencer desde aí, o que equivale a dizer que não ganha desde 13 de dezembro, quando recebeu o Arouca. De lá para cá, para a Liga, três derrotas e um empate. Se nunca haverá uma altura boa para defrontar um clube como o Benfica, esta não é certamente a melhor.
 
BENFICA: a antítese do rival desta jornada. Eliminado na mesma ronda da Taça de Portugal, pelo Sp. Braga, os encarnados encetaram aí uma série de vitórias consecutivas, entre Liga e Taça da Liga, que ainda dura. E vão sete. A derrota do FC Porto na Madeira permite ainda aos homens de Jorge Jesus abrir um fosso para o rival de nove pontos, no início da segunda volta. A matemática aconselha cautela, mas, a acontecer, o Benfica fica sem desculpas para falhar o bicampeonato.
 
AS AUSÊNCIAS
 
PAÇOS DE FERREIRA: Rafael Amorim está lesionado. Urreta está castigado, mas também não jogaria de qualquer forma porque deixou o clube para ingressar no Peñarol.
 
BENFICA: Gaitán, César, Rúben Amorim e Fejsa estão lesionados.
 
A PALAVRA DOS TREINADORES:
 
Paulo Fonseca (P. Ferreira): «O Benfica está com uma saúde invejável, não sofre golos há oito jogos, 729 minutos, e temos a perfeita noção de que as dificuldades são imensas. Aqui há uns tempos alguém disse que, para ganhar ao Benfica, só na playstation. Eu nem jogos de computador jogo.»
 
Jorge Jesus (Benfica): «Gosto mais de jogar depois dos adversários, porque sabemos, quando partimos para o jogo, aquilo que podemos esperar. Podemos abordar o jogo de forma positiva, sabendo que podemos melhorar a situação, se os adversários tiverem perdido pontos, ou pelo menos manter, se os outros ganharem.»
 
OUTROS CONFRONTOS
 
O Benfica não perde em Paços de Ferreira desde 2006, sendo então derrotado por 3-1. A série atual é de sete vitórias seguidas do Benfica na Mata Real. Ao todo, em 16 jogos em casa do Paços de Ferreira para a Liga, apenas duas vitórias caseiras e três empates. De resto, onze triunfos encarnados.
 
EQUIPAS PROVÁVEIS
 
PAÇOS DE FERREIRA

 

 
Outros convocados: António Filipe, Fábio Cardoso, Rodrigo Galo, Nélson Pedroso, Romeu, Manuel José, Vasco Rocha, Edson Farías e Cícero
 
BENFICA
 

 
Outros convocados: a lista não é conhecida