Acompanhe aqui AO VIVO o FC Porto-Paços

MOMENTO

FC PORTO

Líder da Liga com dois pontos de vantagem sobre o Sporting e cinco sobre o Benfica o FC Porto regressa à principal competição interna e defronta um adversário historicamente acessível. O FC Porto vem uma sequência de sete vitórias e um empate, mas, no entanto, teve uma derrota meio da semana (frente ao Leipzig, por 3-2, na Liga dos Campeões) e de uma grande dúvida criada por uma opção do treinador. Sérgio Conceição sentou no banco Casillas para fazer jogar José Sá e os adeptos questionam a opção. Essa é também uma das curiosidades do jogo deste sábado. O FC Porto-Paços começará, desde logo, por dissipar esta dúvida: o dono da baliza do FC Porto é Casillas ou José Sá?

PAÇOS

A equipa de Vasco Seabra começou a Liga com o pé esquerdo, mas nas últimas jornadas recuperou com duas vitórias, intercaladas por uma derrota na Luz, frente ao Benfica. O momento ainda assim não é o melhor possível. No último jogo oficial o Paços foi eliminado da Taça de Portugal em Coimbra pela Académica, da II Liga. O jogo terminou com contestação à equipa e ao técnico Vasco Seabra, que nesta visita ao Dragão terá de colmatar o lado esquerdo da defesa com uma adaptação.

--

AUSENTES

FC PORTO:
 Tiquinho Soares, lesionado.

PAÇOS: Filipe Ferreira, João Góis e Quiñones, lesionados. Bruno Santos, castigado.

--

DISCURSO DIRETO 

Sérgio Conceição (FC Porto):  «Não contamos com nenhuma facilidade, contamos com um adversário difícil, que vem tentar complicar ao máximo a nossa tarefa, mas já estamos habituados naquilo que é o nosso campeonato, a ter de driblar essa possibilidade, vontade e missão do adversário. É verdade que não esperávamos esta derrota contra o Leipzig. Já faz parte do passado, dissecámos ao máximo aquilo que foram os muitos erros que cometemos, a equipa que não fomos e normalmente costumamos ser no campeonato e mesmo na Liga dos Campeões. Faz parte do passado, passado recente que temos de olhar para corrigir alguns erros das muitas coisas que não correram bem. Fechar aquilo que é a cortina da Liga dos Campeões. Casillas ou José Sá? Tem a ver com o quem é o adversário, com as características dos jogadores e com o que foi a semana de trabalho de cada um. Tem que haver competitividade interna. Se não, não temos um plantel forte e não temos jogadores a tentar lutar por um lugar na equipa.»

Vasco Seabra (Paços): «O FC Porto tem bons jogadores, boas soluções. De certeza que a ideia do treinador do FC Porto foi colocar os melhores (contra o Leipzig) e contra nós de certeza que vai colocar aqueles que sente que são os melhores. Nós faremos o mesmo deste lado. Tanto o Casillas, José Sá, Vaná são guarda-redes de muita qualidade. Não olhamos como sinal positivo ou negativo. O Sérgio não colocará o José Sá achando que o Casillas é melhor, nem colocará o Casillas achando que o José Sá é melhor (…) Temos vontade de trazer pontos para cá. Empate? Nesta fase não seria um resultado positivo. A história diz que o Paços nunca venceu em casa do FC Porto, mas temos a oportunidade de fazer algo diferente. Jogar de igual para igual? Aqui não há lunáticos, mas gostamos de contrariar as probabilidades.»

--

REGISTO HISTÓRICO
O historial de confrontos em casa é absolutamente favorável aos azuis e brancos, que têm 16 vitórias e três empates frente ao Paços, que nunca venceu tanto nas Antas como no Dragão, sempre na Liga. Considerando o total de jogos em todas as competições (fora e em casa), o FC Porto venceu 31, perdeu três e empatou sete.

--

EQUIPAS PROVÁVEIS

FC PORTO

Outros convocados: lista não divulgada.

--

PAÇOS

Outros convocados: Rafael Defendi; Rui Correia, Baixinho, Gian Martins, Medeiros, Hêndrio, Bruno Moreira e Luiz Phellype.