Declarações de João Henriques, treinador do Paços de Ferreira, na sala de imprensa do Estádio do CD Aves, após o triunfo pacense na casa do Desp. Aves:

«Foi uma semana de análise daquilo que seriam as valias individuais do Paços, o estado atual em termos mentais. E o libertar de toda a tensão acumulada ao longo de várias jornadas. A equipa mostrou qualidade, que já tinha em termos individuais, com alguns ajustes e o resultado foi este.»

[Trabalhar sobre a vitória]

«É sempre mais fácil, criar uma almofada que lhes dê conforto para irmos gradualmente. Tanto libertando os jogadores, como implementando as novas ideias. A maioria são jogadores conhecidos da Liga. Não têm nada a demonstrar relativamente ao seu valor. Estavam em sub-rendimento. Temos de potenciar esses valores e, coletivamente, tornar a equipa mais capaz de fazer o que fez hoje. Conseguimos superar numa jornada aquilo que tinha acontecido numa volta. Fomos uma equipa competente em termos defensivos, eficaz em termos ofensivos. No computo geral, objetivo cumprido. Vitória dedicada a este grupo de trabalho. Mereciam pelas semanas de algum sofrimento que tiveram.»

[Estreia na Liga]

«Senti-me exatamente como me senti há uns anos nos campeonatos da segunda divisão. Sou uma pessoa bem resolvida quanto a isso. Os meus passos são sustentados. Sei o valor da equipa técnica, do grupo de trabalho. Foi a estreia na Liga, há muito esperada, mas sem qualquer coisa que pudesse causar alguma pressão, muito pelo contrário. Estou no lugar certo para prosseguir a carreira de treinador e, com certeza, vamos ser felizes.»

[Lesões do André Leão e Miguel Vieira]

«Não estava no plano de jogo, são as tais situações em que temos de ter um plano C e D. A substituição do André pelo Rúben estava prevista. Pensamos que o André Leão é um traumatismo. A questão do Miguel é um pouco estranha, perda de visão em determinadas alturas, mas vai ser analisada, pensamos que não é nada de grave.»