Paíto já vestiu a pele de reforço do V. Guimarães. Treinou com os colegas e ao início da tarde foi apresentado pela mão do presidente Vítor Magalhães. É o reforço que faltava para o lado esquerdo depois da saída de Clayton e com a particularidade do moçambicano ser um polivalente que pode actuar numa posição mais recuada ou avançada daquele corredor.
Uma questão esclarecida na apresentação do jogador à comunicação social foi a duração do contrato com os vimaranenses. Trata-se de um empréstimo do Sporting até ao final da época e «só depois será livre» para decidir o seu futuro como explicou o presidente V. Guimarães. «Se for vontade sua e nossa continuará em V. Guimarães. Tudo por causa de uma operação do Sporting que envolve o Paíto. Ele faz parte de um grupo de jogadores jovens em que o Sporting fez uma operação, ou seja, um fundo de investimento. Esses jogadores têm contrato até 30 de Junho», esclareceu Vítor Magalhães.
O presidente também confirmou a notícia avançada pelo Maisfutebol no início da época, que dava conta do interesse no lateral esquerdo moçambicano, «mas é melhor agora do que nunca», adiantando que podem ser «contratados mais esquerdinos». Depois coube a Paíto traçar os seus objectivos na casa nova. «Vim porque sei as condições e qualidade que o clube tem», começou por referir. «Até porque se olhasse só para a classificação não viria, mas a classificação é enganadora».
O momento é de felicidade e o jogador até confessou ser «um homem supermotivado» com esta oportunidade de relançar a carreira. «Quando tive o convite no início da época tinha a esperança de fazer mais jogos pelo Sporting, mas isso não aconteceu. Agora, venho para uma grande equipa. Aposto tudo nestes seis meses para relançar a carreira. Vou trabalhar para ajudar o V. Guimarães, até na baliza jogaria se fosse preciso. Sou lateral esquerdo, também posso jogar a extremo, mas não quero ser só mais um».
Gallardo por horas
Durante a apresentação de Paíto, o presidente do V. Guimarães disse o clube «está quase a garantir um jogador para o lado direito» e «há negociações avançadas nesse sentido». O nome em causa é Gallardo como noticiou o Maisfutebol. O jogador será emprestado pelo Sevilha, o clube que detém os seus direitos desportivos.