O Palermo confirmou este sábado a transferência de Javier Pastore para o Paris Saint-Germain por 43 milhões de euros, quase tanto quanto o Manchester City pagou por Kun Agüero ao At. Madrid. O clube do Parque dos Príncipes está a ser um dos protagonistas deste mercado de Verão, batendo agora o recorde de transferências na liga francesa com a contratação do médio argentino. No total, o clube de Paris já investiu 86 milhões de euros em sete jogadores.

Pastore, médio criativo de 22 anos, era um dos jogadores mais apetecidos do mercado, ao lado de Agüero e Neymar e o seu nome esteve relacionado com o Real Madrid, Barcelona e, mais recentemente, com o Chelsea, Inter e Milan, mas o PSG surpreendeu a concorrência com uma oferta irrecusável. É a segunda transferência mais cara do presente mercado, com apenas menos dois milhões do que o City deu por Agüero.

A saúde financeira do PSG está directamente relacionada com o investidor qatari Tamim bin Al Thani, primo do novo proprietário do Málaga que também tem investido forte nom mercado. O primeiro passo foi contratar Leonardo, antiogo jogador do clube, para director desportivo. O segundo foi passar-lhe um cheque em branco para construir uma equipa de sonho. Desde então, chegaram sete jogadores e saíram 86 milhões de euros: Pastores (43M), Gameiro (11M), Matuidi (10M), Menez (8M), Mohammed Sissoko (7M), Sirigu (3,5M) e Bisevac (3,5M).