O Benfica empatou neste sábado com o Santos, no Brasil (1-1), com golos de Eduardo Salvio e Fabián Noguera.

O encontro particular serviu para assinalar o 100º aniversário de Vila Belmiro e homenagear Léo, antigo jogador das duas equipas.

O jovem José Gomes entrou ao intervalo e sofreu uma grande penalidade logo depois. Salvio aproveitou para marcar o primeiro golo do encontro. O mesmo José Gomes conquistou novo castigo máximo e assumiu a cobrança. Porém, falhou. Já ao cair do pano, Fabián Noguera fez o empate com a ajuda de Ederson, que ficou mal na fotografia.

Léo jogou alguns minutos por Benfica e Santos e ficou emocionado com o carinho dos adeptos. O Benfica entrou em campo com jogadores como Eliseu e Danilo Barbosa, para além de Celis, Cervi ou Luka Jovic.

O jogo amigável começou de forma intensa, com oportunidades de parte a parte. Aos poucos, porém, foram-se multiplicando as quezílias e tudo piorou após uma entrada de Cervi sobre Renato. O brasileiro caiu mal no relvado e foi substituído. Logo depois, num claro gesto de vingança, Luiz Felipe fez uma falta feia sobre o argentino.

Felizmente, não se registaram mais momentos como esse até final da primeira metade. No reatamento, Rui Vitória começou a dar tempo de jogo a alguns jovens.

O apagado Luka Jovic saiu para dar o seu lugar a José Gomes, enquanto Alan Benítez substituiu André Almeida, que apresentou queixas.

José Gomes fez estragos em poucos segundos. No primeiro lance de ataque, o jovem passou por Lucas Veríssimo na área e sofreu grande penalidade. Chamado à conversão, Salvio não desperdiçou.

O Santos utilizou trinta jogadores ao longo da partida, com substituições a um ritmo intenso. O Benfica mexia menos e apostava cada vez mais nos seus talentos. Foram entrando Rúben Dias, Diogo Gonçalves, Dalcio Gomes, Yuri Ribeiro.

A formação brasileira não conseguia ultrapassa a defesa do Benfica. Quando tal acontecia, caía na armadilha do fora-de-jogo. Do outro lado, José Gomes ia dando que fazer a um Menino da Vila, Lucas Veríssimo. O central de 21 anos cometeu nova grande penalidade sobre o avançado, já ao minuto 84.

Com 0-1 no marcador, terá partido do banco a decisão: seria José Gomes a converter o castigo máximo. O avançado de 17 anos avançou para a marcar, com a expetativa de ficar na história de Vila Belmiro e marcar o seu primeiro golo pela equipa principal do Benfica. Porém, permitiu a defesa de João Paulo.

Léo entrou para os minutos finais da etapa complementar, desta vez com a camisola do Santos, depois de ter vestido a camisola encarnada antes do intervalo. Foi com o lateral esquerdo em campo que o empate surgiu.

Num dos últimos lances do encontro, Fabián Noguera fixou o resultado final em 1-1. Livre do lado direito, um primeiro desvio e o defesa argentino a subir de cabeça. A bola não saiu com muita força mas Ederson borrou a pintura. Deixou-a passar entre as mãos, ficando extremamente mal na fotografia.

A festa foi bonita e terminou em clima de harmonia. Como Léo merece.