Patrick Vieira deixou elogios a Cristiano Ronaldo durante a sua intervenção na conferência «Football Talks». O antigo jogador francês considera que o craque português, reeleito melhor jogador do mundo na segunda-feira, é o protótipo do «futuro do jogo». «É tática, técnica e fisicamente forte.»

Vieira, atualmente com funções ao nível das camadas jovens do Manchester City, considera o jogador do Real Madrid como um «grande exemplo» de profissionalismo para os jovens jogadores. E completou: «É uma referência. Trabalha muito e está sempre à procura de melhorar. É um grande embaixador do futebol».

Questionado pela plateia sobre quem considera o melhor jogador do mundo, Vieira não deixou margem para dúvidas. «Pessoalmente, acredito que o melhor ganha sempre a Bola de Ouro. Por isso, aí têm a minha resposta», disse antes de considerar que a rivalidade entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi ajuda-os a tornarem-se cada vez melhores jogadores.

Atualmente com 38 anos, Patrick Vieira falou ainda sobre os melhores jogadores da sua geração. E colocou um português na lista: «O Zidane está acima de todos. Foi um dos melhores futebolistas. Mas o Figo também. Está ao mesmo nível Zidane e Henry. Eles estão no «top 5» dos melhores jogadores dos últimos 20 anos.»

À margem da conferência, tempo ainda para um olhar sobre o futebol de formação em Portugal, que, diz Vieira, está ao nível dos países mais avançados da Europa. Para o antigo jogador, os bons resultados dos clubes portugueses na competições europeias atestam que está a ser feito um bom trabalho. E acrescentou: «O Manchester City jogou já jogou com o Benfica na Youth League e posso dizer que há muitos bons jogadores na formação do Benfica.»

Leia também: Como Patrick Vieira descobriu o futuro depois do futebol