O Manchester United é a equipa que atualmente recebe mais dinheiro com receitas de patrocinadores e vai continuar como líder dos dez clubes de futebol mais bem pagos do mundo em patrocínios.

Esta é a conclusão da análise feita pela revista «Forbes» que revela os valores dos negócios que envolvem a marca dos equipamentos das equipas, a publicidade nas camisolas e, em vários casos, o nome do anunciante nos estádios ou centros de treino.

Mas há mais dados e conclusões a retirar para os negócios de patrocínios a contarem a partir da época 2015/16. A marca Adidas já era a que pagava mais num contrato – ao Chelsea, com 44 milhões de dólares/ano –, mas é a Nike quem veste o atual «top 4» em 2014/15. Para a próxima temporada, a marca de equipamentos alemã vai equipar os três mais ricos em patrocínios – e com dois novos contratos de nove (!) dígitos: Manchester United e Bayern Munique.

Para a época que vem, o «top ten» dos mais patrocinados passa a incluir um clube italiano entre emblemas de Inglaterra (5), Alemanha (1), Espanha (2) e França (1). Entre as marcas de equipamentos há também uma que cai da lista. Para analisar em específico os maiores negócios de patrocínio para 2015/16 deve começar-se pela referência da atual lista, como é apresentada pela revista norte-americana.

Os mais bem pagos pelos patrocínios (equipamentos, publicidade nas camisolas e nome nas instalações) em 2014/15:

1. Manchester United
Equipamento: Nike: 36 milhões de dólares/ano (31,2 milhões €)
Publicidade nas camisolas: Chevrolet: 80 milhões de dólares/ano (71,3 milhões €)
Centros de treinos: AON: 24 milhões de dólares/ano (21,4 milhões €)
Total: 140 milhões de dólares/ano (124,9 milhões €)

2. Barcelona
Equipamento: Nike: 39 milhões de dólares/ano (34,8 milhões €)
Publicidade: Qatar (Airways) Sports Investments e Intel (no interior da camisola): 41 milhões de dólares/ano (26,5 milhões €)
Total: 80 milhões de dólares/ano (71,3 milhões €)



3. Arsenal
Equipamento: Puma: 34 milhões de dólares/ano (30,3 milhões €)
Publicidade e estádio: Emirates: 46 milhões de dólares/ano (41 milhões €)
Total: 80 milhões de dólares/ano (71,3 milhões €)



4. Manchester City
Equipamento: Nike: 18 milhões de dólares/ano (16 milhões €)
Publicidade e estádio: Etihad Airways: 61 milhões de dólares/ano (54,4 milhões €)
Total: 79 milhões de dólares/ano (70,5 milhões €)



5. Chelsea
Equipamento: Adidas: 44 milhões de dólares/ano (39,2 milhões €)
Publicidade: Samsung: 27 milhões de dólares/ano (24 milhões €)
Total: 71 milhões de dólares/ano (63,3 milhões €)

6. Bayern Munique
Equipamento: Adidas: 28 milhões de dólares/ano (24,9 milhões €)
Publicidade: Deutsche Telekom: 34 milhões de dólares/ano (30,3 milhões €)
Estádio Allianz: 9 milhões de dólares/ano (8 milhões €)
Total: 71 milhões de dólares/ano (63,3 milhões €)

7. Real Madrid
Equipamento: Adidas: 36 milhões de dólares/ano (32,1 milhões €)
Publicidade: Emirates: 34 milhões de dólares/ano (30,3 milhões €)
Total: 70 milhões de dólares/ano (62,4 milhões €)

8. Liverpool
Equipamento: Warrior: 38 milhões de dólares/ano (33,9 milhões €)
Publicidade: Standard Chartered: 30 milhões de dólares/ano (26,7 milhões €)
Total: 68 milhões de dólares/ano (60,6 milhões €)



9. Paris Saint-Germain
Equipamento: Nike: 22 milhões de dólares/ano (19,6 milhões €)
Publicidade: Emirates: 28 milhões de dólares/ano (24,9 milhões €)
Total: 50 milhões de dólares/ano (44,6 milhões €)

10. Tottenham
Equipamento: Under Armour: 15 milhões de dólares/ano (13,3 milhões €)
Publicidade: AIA: 24 milhões de dólares/ano (21,4 milhões €)
Total: 39 milhões de dólares/ano (34,8 milhões €)

A entrada da Juventus em 2015/16 é precisamente à custa do Tottenham, que deixa os «dez mais». Depois de voltar a dominar o futebol italiano, a equipa de Turim já se vai fazendo pagar como os grandes da Europa – com novo patrocinador dos equipamentos e prolongamento do contrato com a Jeep –, aos quais também já voltou no plano desportivo.

Desta época para a próxima, os patrocinadores do médio oriente continuam a ser uma regra e com a Emirates em destaque, presente em três clubes (como já acontecia): Arsenal, Real Madrid e Paris Sain-Germain.

O Manchester United mantém a liderança («confortável») de um ano para o outro tendo, inclusivamente, dobrado o rendimento após o novo acordo para os equipamentos durante 10 anos. E é no resto do pódio, como já se disse, que maiores alterações há. O Bayern Munique passa a vice-líder chegando também aos nove dígitos no acordo com a Adidas prolongado até 2029/30. E também dobra as receitas.

O Chelsea sobe ao terceiro lugar e também passa os cem milhões de dólares/ano. Os pneus Yokohama elevaram para mais do dobro o patrocínio das camisolas dos «blues». O Barcelona «cai» para quarto na lista para o próximo ano, mas, segundo a «Forbes, o clube catalão já está a renegociar os contratos...

A lista dos mais bem pagos pelos patrocínios em 2015/16 é esta:

1. Manchester United
Equipamento: Adidas: 114 milhões de dólares/ano (101,7 milhões €)
Publicidade nas camisolas: Chevrolet: 80 milhões de dólares/ano (71,3 milhões €)
Centros de treinos: AON: 24 milhões de dólares/ano (21,4 milhões €)
Total: 218 milhões de dólares/ano (194,5 milhões €)



2. Bayern Munique
Equipamento: Adidas: 100 milhões de dólares/ano (89,2 milhões €)
Publicidade: Deutsche Telekom: 34 milhões de dólares/ano (30,3 milhões €)
Estádio Allianz: 9 milhões de dólares/ano (8 milhões €)
Total: 145 milhões de dólares/ano (129,4 milhões €)



3. Chelsea
Equipamento: Adidas: 44 milhões de dólares/ano (39,2 milhões €)
Publicidade: Yokohama: 60 milhões de dólares/ano (53,5 milhões €)
Total: 104 milhões de dólares/ano (92,8 milhões €)



4. Barcelona
Equipamento: Nike: 39 milhões de dólares/ano (34,8 milhões €)
Publicidade: Qatar (Airways) Sports Investments e Intel (no interior da camisola): 41 milhões de dólares/ano (26,5 milhões €)
Total: 80 milhões de dólares/ano (71,3 milhões €)

5. Arsenal
Equipamento: Puma: 34 milhões de dólares/ano (30,3 milhões €)
Publicidade e estádio: Emirates: 46 milhões dólares/ano (41 milhões €)
Total: 80 milhões de dólares/ano (71,3 milhões €)

6. Manchester City
Equipamento: Nike: 18 milhões dólares/ano (16 milhões €)
Publicidade e estádio: Etihad Airways: 61 milhões de dólares/ano (54,4 milhões €)
Total: 79 milhões de dólares/ano (70,5 milhões €)

7. Real Madrid
Equipamento: Adidas: 36 milhões de dólares/ano (32,1 milhões €)
Publicidade: Emirates: 34 milhões de dólares/ano (30,3 milhões €)
Total: 70 milhões de dólares/ano (62,4 milhões €)



8. Liverpool
Equipamento: Warrior: 38 milhões de dólares/ano (33,9 milhões €)
Publicidade: Standard Chartered: 30 milhões de dólares/ano (26,7 milhões €)
Total: 68 milhões de dólares/ano (60,6 milhões €)

9. Paris Saint-German
Equipamento: Nike: 22 milhões de dólares/ano (19,6 milhões €)
Publicidade: Emirates: 28 milhões de dólares/ano (24,9 milhões €)
Total: 50 milhões de dólares/ano (44,6 milhões €)



10. Juventus
Equipamento Adidas: 23,5 milhões dólares ano
Publicidade Jeep: 21,5 milhões dólares ano
Total: 46 milhões de dólares/ano (41 milhões €)