Cédric e André Almeida constituem duas das novidades dos convocados de Paulo Bento para a seleção. Para além de Anthony Lopes e Josué [este já chamado], os laterais de Sporting e Benfica podem estrear-se por Portugal. O selecionador explicou as opções.

Obviamente, há vagas abertas na defesa: João Pereira está lesionado e não pode jogar com Israel e Luxemburgo, Fábio Coentrão está castigado para o primeiro jogo. Por isso, Paulo Bento alargou a lista para 25 jogadores.

«Não diria que são surpresas, mas falaria sim de alguma situações. Cédric e André Almeida vêm pela primeira vez à seleção principal, mas são dois jogadores que têm percurso na seleção de sub-21», sublinhou o treinador.

«O Cédric com mais continuidade no clube, o André Almeida numa situação de maior rotatividade no Benfica, mas é poliovalente e também pode fazer a posição 6», argumentou o selecionador, na conferência de imprensa em que divulgou os convocados.

Pelo menos um deles deve ser titular

Ora, com as ausências de João Pereira e Fábio Coentrão para o jogo com Israel, em Alvalade, as probabilidades de pelo menos um dos laterais agora chamados ser titular é enorme. 

Se Antunes é lateral-esquerdo de raiz, André Almeida também já jogou naquela posição. Embora a possibilidade de atuar pela esquerda seja remota. O benfiquista também concorre ao lugar na direita, no qual só tem a concorrência de Cédric e, uma possibilidade já antes vista na seleção, a adaptação de Ricardo Costa.

Paulo Bento não quis revelar ideias.

«O João Pereira esteve nos oito jogos de qualificação para o Mundial», começou por recordar o selecionador. « O motivo porque não está é de ordem física, normalmente trazemos três laterais, podemos considerar que temos quatro» acrescentou.

«Para o jogo de sexta-feira [Israel], são dois jogadores que vêm à seleção principal pela primeira vez por isso, temos de observá-los, dizer o que pretendemos de um lateral na nossa forma de jogar», argumentou Paulo Bento. 

«São dois jogadores de características diferentes e dentro da estratégia para o jogo, logo decidiremos», concluiu o treinador.