Paulo Bento explicou, este sábado, as razões que sustentaram as escolhas de Custódio, Ricardo e João Moutinho para capitães de equipa do Sporting para esta nova época. O treinador não poupa elogios a quem, por esta ordem, vai envergar a braçadeira.
«Reúnem as condições que eu entendo que servem para essa função que é capitanear uma equipa como o Sporting. O Custodio vai para a sua quarta época. É um jogador profissionalizado, pensa pela sua cabeça e sabe transmitir aquilo que tem de ser transmitido para quem exerce essas funções. O Ricardo é um mais experiente, tem já um passado no futebol português e alguns anos de Sporting», começou por referir.
Quando chegou a vez de justificar a escolha (talvez a única surpresa) do jovem Moutinho, Paulo Bento não se cansou de elogiar as qualidades do camisola 28: «O João porque é, apesar de jovem de ter ano e meio apenas de futebol profissional, um exemplo de como se deve estar no futebol. É também um exemplo para quem chega das camadas inferiores de como se pode chegar um bocadinho mais depressa sempre, e quando, se tem um comportamento e uma atitude irrepreensíveis. O João pode ser considerado um bom exemplo para quem chega da formação. Com calma, tranquilidade, respeito, não se pondo em bicos de pés e alcançando aquilo que tem de alcançar sem passar por cima de ninguém. Entendo que há gente que o pode ajudar, sabendo que agora lhe vai tocar a ele assumir outras responsabilidades. Quer ele, quer aos outros dois, para exercer essas funções. Serão os capitães do Sporting para 2006/07 sem qualquer tipo de alteração.»
O treinador dos leões garantiu ainda que não tem «decidido mais nenhum capitão» e por isso quando os três não estiverem em campo irá escolher outro jogador a quem entregar a braçadeira.