Paulo Bento participou na Conferência da UEFA para selecionadores nacionais que decorreu em Varsóvia e integrou um painel com os outros três semifinalistas do Euro 2012, em que explicaram as razões «para o sucesso» das suas equipas, relata a UEFA.
O selecionador nacional, Vicente Del Bosque, Joachim Low e Cesare Prandelli falaram de factores como «adaptar a cultura nacional e hábitos de jogo, incutir autoconfiança nos jogadores, ter objecivos claramente definidos e beneficiar de um desenvolvimento de longo prazo», refere a UEFA.
Também se falou de arbitragem e Pierluigi Collina, o responsável da UEFA pelo setor, defendeu as vantagens do diálogo que o Comité de árbitros teve num Euro 2012 tranquilo desse ponto de vista. «Tentámos garantir que toda a gente falava a mesma linguagem e os resultados estão à vista, o fair play foi fundamental», disse, com base no facto de o Euro 2012 ter registado menos 20 por cento de faltas do que o Euro 2008.
Collina considera ainda que a introdução dos árbitros de baliza teve um impacto fundamental na competição: «Foram um grande sucesso no Euro.»