O selecionador nacional, Paulo Bento, em declarações à Sic após a vitória de Portugal sobre a Dinamarca, por 3-2, na segunda jornada da fase de grupos do Euro 2012. A seleção esteve a vencer 2-0, deixou-se empatar, mas resolveu com um golo de Varela, aos 87 minutos:

«É uma vitória que me parece completamente justa e que teve demasiado sofrimento para aquilo que fizemos. Estivemos bem na primeira parte, defensivamente revelámos boa organização. Nesse período tivemos oportunidade de finalizar duas vezes com eficácia e ainda mais uma outra situação. Com mérito, a Dinamarca conseguiu o golo e levou a que tivessemos menos possibilidades de gerir o jogo. A ideia era fazer o 3-1, porque sabemos que eles são uma equipa que gosta de ter bola e explora o jogo aéreo. Um minuto antes do 2-2 tivemos possibilidade de acabar com o jogo. Não conseguimos e depois veio o caráter dos jogadores e o facto de não mudarmos nada no nosso modo de jogar. O golo foi recompensa justa de alguém que se superou para continuar vivo na competição.»

«Estamos a falar de fazer três golos numa prova destas, não é fácil, ainda para mais frente a uma equipa organizada e competente. A verdade é que sofremos dois golos praticamente nas duas situações que tiveram, com exceção para esta última, já acabar. Houve demasiado sofrimento.»

«Holanda? É uma seleção que foi finalista do último mundial. Perdeu com a Espanha no prolongamento quando tinha menos um jogador, tem um talento individual extraordinário, temos de esperar para ver o que acontece no Alemanha-Holanda. Vamos lutar pelos três pontos em cada jogo. Mantendo esta postura vamos ser felizes.»