Paulo Bento está satisfeito com a resposta dada pela Selecção Nacional. O sucessor de Queiroz diz mesmo que o resultado frente à Dinamarca podia ter sido «mais dilatado» e reconheceu que a vitória tranquiliza a equipa antes da visita à Islândia. «Colocámos Portugal no bom caminho», disse Bento na conferência de imprensa realizada no Auditório José Maria Pedroto.

«Estou satisfeito. Conseguimos um bom resultado e uma boa exibição. Tivemos processos simples e seguros durante 90 minutos. Antes do golo da Dinamarca tínhamos o jogo controlado, mas mesmo no 2-1 não perdemos o controlo do jogo. O resultado podia ter sido mais dilatado. Era extremamente importante ganhar. Há que realçar a simplicidade e a disponibilidade dos jogadores num contexto difícil. O mérito vai todo para eles.»

Fez seis alterações na equipa. É este o seu onze ideal?


«Não quero nem devo comparar a minha equipa às equipas anteriores. É difícil falar de um onze-base porque depende muito do rendimento e da assiduidade dos jogadores nos seus clubes. Encontrei uma equipa que servia os interesses da selecção para este jogo. Colocámos Portugal no bom caminho.»

A vitória permite que a equipa jogue mais confiante na Islândia?

«As vitórias trazem confiança e motivação maiores para o próximo desafio. Não fomos muito ansiosos. Dominámos sempre o jogo, contra uma equipa de bloco baixo e a jogar em contra-ataque. Fomos equilibrados e mesmo na primeira parte tivemos uma boa circulação de bola. Na segunda parte, fruto das boas decisões dos médios, conseguimos aproveitar bem a velocidade do Ronaldo e do Nani. Gerimos bem todos os momentos do jogo.»

A Crónica do Portugal-Dinamarca

Os Destaques do Portugal-Dinamarca