O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

Críticas ou sugestões? Escreva-nos para madein@iol.pt

PAULO MACHADO, OLYMPIACOS (GRÉCIA)

«Olá!

Escrevo-vos desde casa, no Bairro do Cerco do Porto, onde estou a gozar as minhas férias depois de uma época espectacular na Grécia. Consegui vencer títulos pela primeira vez desde o famoso Campeonato da Europa sub 17 de 2003 e, olhando para trás, sinto-me feliz por todas as pessoas que me ajudaram e os amigos que fiz desde essa altura.

O último verão marcou para sempre a minha vida porque significou «dar o salto», como nós dizemos, para um clube habituado a lutar por títulos e a andar na alta-roda do futebol europeu. Um ano depois de ter tomado essa decisão, não podia estar mais satisfeito. Para além de ter ajudado o Olympiakos a vencer o 40º campeonato da sua história e a completar a dobradinha ao ganhar a Taça da Grécia, estreei-me na Liga dos Campeões que era um sonho de criança e que fez orgulhosas todas as pessoas do meu Bairro.

Foi uma época marcante porque tive oportunidade de trabalhar com o Mister Jardim, com quem aprendi muito, e de voltar a ser chamado com maior regularidade pelo Mister Paulo Bento à Selecção Nacional. Apesar de neste momento não estar entre os escolhidos, aproveito para agradecer todas as mensagens dos meus colegas que esperavam rever-me na concentração. Tenho a certeza que vamos ganhar à Rússia e que vão deixar tudo dentro de campo, por nós, por eles próprios e por Portugal.

Agora é tempo de descanso para mim. Para almoçar com a família toda junta, jogar uma sueca com os amigos e aproveitar o melhor que este país fantástico tem para oferecer como a comidinha e petiscos que só nós temos. Ainda assim continuo a treinar todos os dias, porque ser jogador de futebol profissional é assim mesmo!

Aproveito para enviar um abraço de muitos parabéns à equipa do Maisfutebol que faz anos hoje e outro para todas as pessoas que, como eu, já só pensam no início da próxima época!

Forte abraço,

Paulo Machado»