Aos 32 anos, a um mês dos 33, Paulo Santos recebe a sua primeira chamada à Selecção Nacional A. É o resultado da lesão de Quim, guarda-redes do Benfica, mas também do excelente desempenho ao serviço do Sporting de Braga. Paulo Santos apenas sofreu um golo na Liga esta temporada, por sinal um autogolo de um companheiro, e outro na Taça UEFA, apontado pelo Estrela Vermelha, o que lhe serve de cartão de visita.
Irreverente, foi quase sempre explosivo nas suas reacções em campo. Fez parte da aprendizagem nas selecções jovens, mas era muito cedo para lhe dominarem o temperamento, como quando baixou os calções em pleno relvado como resposta a insultos do público num Mundial de Sub-16 realizado na Escócia em 1989. A FIFA impôs-lhe um ano de suspensão. Foi dispensado do Sporting e ingressou no rival Benfica. Toni deu-lhe 35 minutos em campo, na época 1993/94, para a conquista do único título do seu currículo.
Estrela de Amadora e Alverca foram os clubes seguintes. Seis épocas em que não foi totalista, mas durante as quais jogou 126 encontros. Saiu do Ribatejo para as Antas e, durante a primeira época passada ao serviço do F.C. Porto, fez oito jogos. Por algum tempo chegou-se a pensar que a titularidade estava assegurada, face aos problemas físicos de Vítor Baía, mas não a aguentou. Na época seguinte, foi emprestado ao Varzim e em 2003/04 andou pelo F.C. Porto B.
Na última temporada, esteve por empréstimo em Braga, onde, às ordens de Jesualdo Ferreira, fez a sua melhor época desde que é guarda-redes. Sofreu 27 golos e falhou um único jogo devido a um cartão vermelho. Esta época tem tudo para ser ainda melhor que a anterior. Esteve a 41 minutos do recorde de Manuel Bento para o melhor arranque de campeonato. Tudo por culpa de um desvio traiçoeiro do colega argentino Andrés Madrid.
Aos 33 anos, recebe a primeira chamada de Scolari. Já não tão «louco» como antes, mas ainda irreverente, Paulo Santos tem agora alguns treinos para convencer o seleccionador que pode estar no Mundial...
Currículo:
Paulo Jorge da Silva dos Santos
Idade: 32 anos
Data de Nascimento: 11/12/1972
Naturalidade: Lisboa
Altura: 1,84m
Estreia na I divisão: Boavista-Benfica, 1-0 (2/6/1994, 35 minutos)
Treinador que o lançou: Toni
Títulos: campeão português em 1993/94
Clubes representados: Mirense (II B), Olivais e Moscavide (II B), Benfica, Penafiel (II), Estrela da Amadora, Alverca, F.C. Porto, Varzim e Sp. Braga.