Discurso ambicioso e directo, eis Paulo Sérgio, o novo treinador do Sporting, apresentado nesta sexta-feira, em Alvalade. O técnico que sucede a Carlos Carvalhal começou com uma declaração inicial, a dizer que vem para o clube «à procura de coisas grandes». Nessa medida, foi bem claro: «O meu golo é ser campeão pelo Sporting», disse.

Veja o vídeo da apresentação

«Venho procurar coisas grandes e isso é vencer, é ser campeão, lutar pelos títulos e quero dizê-lo de peito aberto, porque é desta forma que quero que o grupo pense», afirmou o técnico. «Na minha forma de ser não existem meias palavras, não existem lugares confortáveis do politicamente correcto», assumiu Paulo Sérgio. «Quero risco, arrojo e um grupo a trabalhar com o claro intuito de ser campeão nacional», continuou.

Antes de apresentar a restante equipa técnica, Paulo Sérgio dirigiu-se àqueles que torcera o nariz à sua achegada a Alavalade. «Compreendo e respeito os sportinguistas mais cépticos, que gostariam de outro nome, com mais visibilidade, com mas currículo», começou por frisar. «Respeito e percebo, mas isso não me inibe na confiança que tenho na equipa técnica e no grupo que vou liderar, como também não me põem em bicos de pés os que me têm elogiado», argumentou.

Paulo Sérgio, o «falhanço» no V. Guimarães e... Moutinho

Paulo Sérgio, os reforços e as tácticas do Sporting

Mais tarde, já na parte final de apresentação, o treinador foi interrogado sobre o objectivo a que se propõe. A resposta foi destemida na mesma: «Ficou claro que a minha meta é disputar o título de campeão a cada dia de trabalho. O meu golo é ser campeão pelo Sporting. No dia em que as coisas não me correrem bem vou dar o peito para receber a crítica.»

Nuno Valente na equipa técnica

Paulo Sérgio deu a conhecer também a equipa técnica, que vai começar a trabalhar a 21 de Junho. Alberto Cabral, Sérgio Cruz e José Herculano continuam a trabalhar com o treinador, de 42 anos, enquanto Nuno Valente é um elemento novo e Vítor Silvestre mantém-se como técnico de guarda-redes.

Bettencourt quer virar a página

O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, foi o primeiro a usar da palavra. na apresentação do treinador, disse querer virar uma página, depois de uma temporaad para esquecer. «Este é um momento de grande importância, é uma página que se vira, depois de um ano muito difícil e de profundos desgostos que a espectacular massa associativa do Sporting não merecia», disse o dirigente.

Sobre Paulo Sérgio sublinhou que «soube conquistar palmo a palmo o seu currículo, por todo o lado deixou uma imagem fantástica, primeiro como atleta, depois como treinador» e que é «uma aposta firme».

Veja o vídeo da apresentação