Fantástica Fiorentina.
 
A formação orientada por Paulo Sousa esmagou o Inter, em San Siro, por 4-1, infligindo a primeira derrota ao rival de Milão: e que derrota, uma derrota em casa, enorme, com contornos de goleada.
 
O herói do jogo foi Nikola Kalinic, avançado croata de 27 anos que a Fiorentina contratou esta temporada ao Dnipro: apontou três golos dos quatro golos da equipa.
 
A formação de Paulo Sousa entrou de resto a ganhar. Logo aos quatro minutos abriu o marcador, através de uma grande penalidade apontada por Ilicic, a castigar falta de Handanovic sobre Kalinic.
 
A partir daí a Fiorentina recolheu no relvado e convidou o Inter a atacar, mas nunca deixou de sair em contra-ataque. Saiu várias vezes, e sempre com perigo.
 
Foi dessa forma que em menos de vinte minutos apontou mais dois golos: ambos em saídas rápidas e concluídas por Kalinic, primeiro aos 18 e depois aos 23 minutos.

Todos os resultados e classificação da liga italiana

 
Antes da meia hora a Fiorentina já ganhava por 3-0, mas não iria ficar por aí. Continuou a convidar o Inter a jogar ao ataque e a responder em saídas rápidas, uma das quais acabou por provocar a expulsão do central Miranda, aos 32 minutos.

 
A partir daí, e a jogar com mais um jogador, a Fiorentina mudou a forma de jogar e controlou o jogo através da posse de bola. Uma lição de bem jogar futebol.
 
O Inter, que somava cinco vitórias em cinco jogos e ainda não tinha sofrido golos em casa, não fez melhor do que reduzir, numa bola parada concretizada por Icardi, aos 60 minutos. Antes do fim, porém, Kalinic fez o terceiro e estabeleceu o 4-1 final.
 
Com esta vitória a Fiorentina subiu ao primeiro lugar da Série A, com 15 pontos em seis jogos, em igualdade precisamente com o Inter mas com vantagem no confronto direto.
 
Há 17 anos que a Fiorentina não era líder: a última vez tinha sido à 20ª jornada da época 98/99, quando contava com Rui Costa, Batistuta e Edmundo, sendo treinada por Trapattoni. Foi uma época em que a equipa de Florença terminou no terceiro lugar.
 
Tudo isto serve para sublinhar, portanto, o excelente trabalho de Paulo Sousa.
 
Mas serve para mais: serve também de aviso ao Belenenses, adversário da Fiorentina na Liga Europa: o próximo jogo da equipa de Florença é aliás no Restelo, já na quinta-feira.


Veja os golos do encontro: