O Marítimo regista um ponto em duas jornadas. Para já, seria de esperar que, pelo menos, frente ao Beira-Mar em casa os madeirenses pudessem ter somado os três pontos. O guarda-redes Peçanha, que esta época é titular, foi o porta-voz do grupo maritimista: «O balanço deste início de campeonato é negativo. Para a dimensão do Marítimo era necessário ter, pelo menos, mais dois pontos. Os jogos são difíceis, cometemos alguns erros, principalmente no que diz respeito à finalização e transição defesa/ataque. Mas vamos continuar a trabalhar. Acredito que os golos vão aparecer e as vitórias vão surgir como consequência.»

Questionado sobre o facto de a equipa não ter acabado a época passada a marcar golos e este ano continuar sem conseguir marcar, Peçanha revelou que não é falta de trabalho nesse sentido: «A situação é preocupante porque necessitamos de golos. Mas não é por falta de trabalho. Temos treinado bastante ao nível da finalização, mas a verdade é que nos jogos os golos não estão a aparecer. Mas acontece, grandes equipas passam pelo mesmo. É um momento difícil, temos de estar unidos e lutar sempre pela vitória. Não é falta de qualidade. As restantes equipas do campeonato também não estão a fazer muitos golos.»

Apesar do mau começo do Sporting, o guarda-redes não espera uma noite tranquila e explica porquê: «Tranquila? Nem por isso. O Sporting também está a passar por um momento difícil no que diz respeito à finalização. Mas acredito que não é por falta de criatividade e de oportunidades, mas sim por detalhes. O mesmo se passa com o Marítimo. Criamos boas oportunidades, mas a bola não tem entrado. O jogo com o Beira-Mar foi assim, frente ao Braga também tivemos boas ocasiões. São momentos. Os avançados da nossa equipa têm de ter a consciência de que os golos vão aparecer. Mas espero uma noite de muito trabalho em Alvalade. Vai ser um jogo muito complicado para ambas as equipas.»

Ainda sobre a turma de Alvalade, o maritimista acredita que ainda é cedo para definir o valor da formação leonina: «Na minha opinião quando as equipas mudam muito, torna-se mais complicado formar um novo grupo. Temos vários exemplos disso. O Sporting está no bom caminho, fez uma boa pré-temporada. Mas espero que não comece a recuperação logo com o Marítimo. É também um jogo bastante importante para eles e podem estar um pouco ansiosos por isso. Pode ser um factor a nosso favor, se soubermos aproveitá-lo. Não podemos ter medo de jogar lá e vamos tentar criar oportunidades para surpreender o Sporting.»

Boas recordações dos embates com os leões

Peçanha apenas perdeu por uma vez frente ao Sporting. Por isso, acredita que pode voltar a ser feliz. «Pessoalmente tenho boas recordações do Sporting. Mas cada jogo tem uma história diferente. Acredito que vou continuar a conseguir bons resultados contra o Sporting.»

Por último falou sobre a polémica que se instalou na arbitragem em relação ao conjunto leonino: «Não pensamos muito nas arbitragens. Isso não é da nossa responsabilidade. Há uns anos até falava sobre isso, mas fui muito prejudicado por isso. Aprendi e hoje estou mais maduro em relação a isso. Prefiro não opinar sobre as arbitragens e estar focado apenas nos nossos objectivos. Estes são assuntos para serem resolvidos pelos responsáveis do clube e da Liga.»