O fim da Liga está próximo e a importância de cada jogo aumenta. São apenas mais três jornadas.

Competitividade

Emoção

Entusiasmo

Acreditar

São palavras que têm estado presentes nas últimas jornadas e que, mais do que nunca, fazem sentido numa altura que nos aproximamos da meta.

Na luta pelo título ninguém cede. Na luta pelos lugares europeus ninguém desiste. Na luta pela permanência, a recuperação do Tondela está a ser muito boa e a equipa de Petit ainda acredita ser possível manter-se na liga principal.

O que aí vem na próxima jornada pode ajudar a decidir muito do que se vai passar até final, no topo, na Europa e na cauda da tabela.

Os olhos de todos estão na discussão acesa do título de campeão. Está a ser dos mais disputados dos últimos anos e é normal que assim seja.

A ajudar temos, já a seguir, um FC Porto-Sporting. O clássico marca naturalmente a agenda do fim de semana e, à hora em que vai acontecer, já o Benfica jogou. Nestas situações em que se joga primeiro que os adversários diretos, um bom resultado coloca-os sobre pressão. Não ganhando, aumenta o nervosismo e a ansiedade de quem fica a ver o que vai fazer a concorrência. Veremos o que se vai passar, sendo certo que vamos ter muita emoção.

A atenção está toda virada para cima, mas hoje também é dia de mudar o foco, para quem luta desesperadamente para se manter na liga principal. Na cauda da tabela temos uma luta que tem agora um novo player: o Tondela renasceu e continua a acreditar. Os seus adversários diretos defrontam-se e os próximos jogos podem ter importância decisiva na definição das descidas.

União da Madeira-Académica é um jogo grande, para todos os envolvidos. O Tondela joga primeiro e sabe que, para continuar a sonhar, precisa de pontuar e esperar pelo resultado desse jogo grande do seu campeonato. É assim a luta cá em baixo na tabela.

Para se perceber um pouco da recuperação do quase relegado Tondela, junto uns números apenas das ultimas quatro jornadas. O último classificado da Liga fez nove pontos em 12 possíveis com, pelo meio, uma vitória no Dragão. No mesmo período, Académica e União fizeram apenas um ponto em 12 possíveis. Os números apontam para uma recuperação surpreendente. O Tondela ainda acredita na permanência.

A três jornadas do fim a equipa que se estreia na Liga principal, e que vai no terceiro treinador desta época, agarra-se com tudo à possibilidade de ficar entre a elite. Petit é quem está na liderança e prepara-se para mais uma final na recepção ao Rio Ave.

O futebol tem por vezes histórias desta natureza em que equipas praticamente condenadas conseguem dar a volta, ressurgir e atingir objectivos. Não sei se será este o destino do Tondela mas que está a trabalhar, a fazer pontos e acreditar que é possível, ninguém pode ter dúvidas: para já, reentrou na discussão pela permanência quando poucas pessoas acreditavam.

São três jornadas e nove pontos em discussão. Aqui fica o que se vai passar com cada um deles.

O Tondela recebe o Rio Ave, vai a Paços de Ferreira e termina a Liga com a recepção à Académica. O União da Madeira recebe a Académica, vai ao Boavista e termina com a recepção ao Rio Ave. A Académica, entre as visitas já referidas ao União e ao Tondela, ainda recebe o Sp. Braga.

Onde vai ser a decisão? Ainda não se sabe, mas vamos ter um Tondela-Academica na última jornada. Para cumprir calendário ou para determinar a salvação de um deles? Já só faltam três jornadas para sabermos todas as decisões.