Para Pedro Barbosa é difícil traduzir em palavras o que aconteceu ao Sporting na última jornada, frente ao Rio Ave (0-4). O capitão da equipa classifica de «vendaval» o que se viveu no Norte e não consegue explicar. Barbosa revela que os jogadores falaram entre si, como costumam fazer, e entenderam as duras críticas de Fernando Santos no final do encontro.
«Mais do que ninguém ficamos chateados, desiludidos e frustrados com o que aconteceu», começou por dizer Pedro Barbosa esta manhã em Alcochete. «Percebemos onde queria chegar. Queria ganhar como nós», afirmou em relação às declarações de Fernando Santos, classificando-as de «alguma dureza». «Mas nós entendemos. Queria que fossemos uma equipa e isso não aconteceu. Queria que jogássemos melhor e isso não aconteceu.»
Pedro Barbosa ainda não encontra explicação para o descalabro leonino. «É difícil explicar o que se passou», admitiu. «Aquele vendaval...é difícil», tentou dizer. «Corrigimos algumas situações em termos organizativos. Uma equipa organizada é meio caminho andado. Mas nesse jogo não fomos uma equipa coesa e organizada». Lembrou, garantindo, ainda a propósito das declarações do técnico que os jogadores «entram sempre com o mesmo espírito e com a mesma vontade».
«Hoje o balneário está claramente mais confiante e mais motivado», assegurou. «Se me perguntasse há uns dias, tinha um aspecto triste e de alguma desilusão», recordou, deixando ainda uma ténue mensagem de esperança no título: «Continuamos a acreditar que podemos chegar lá acima, apesar de matematicamente as coisas serem possíveis. Mas estão mais complicadas.»
Ainda assim, Pedro Barbosa classifica a manutenção do segundo lugar como «muito importante». Olhando para trás, ficam três momentos da época leonina que o capitão quer esquecer rapidamente. «Ao longo desta época houve três jogos que nos marcaram de forma negativa porque não conseguimos traduzir dentro de campo aquilo que realmente somos», detectou. «Três jogos especialmente fracos, que resultaram na eliminação das taças. Este foi o terceiro», disse, referindo-se ao Rio Ave. «Aquilo que queremos fazer, por vezes não sai. O que tínhamos de demonstrar, porque não bastam as palavras, não demonstrámos. Face ao que fizemos, que foi muito pouco, ficámos tristes e desiludidos.»
Pedro Barbosa deseja agora que o jogo com o Paços de Ferreira «venha rápido».