O Maisfutebol desafiou os jogadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. É isso que farão daqui para a frente:
Conheça melhor o projeto
«Olá,
O meu nome é Pedro Miguel Mimoso Duarte,mais conhecido por Pedro Duarte, tenho 34 anos e estou a jogar no Olympiakos de Nicósia do Chipre.
Desde pequeno que sempre tive o sonho de ser jogador de futebol profissional, até que um dia esse sonho se tornou realidade. Comecei a jogar futebol aos 13 anos em clubes da minha terra, Palmelense e Quintajense, depois fui para o Barreirense onde disputei por duas épocas o campeonato nacional de juniores.
Como sénior, em Portugal, só representei três emblemas: Barreirense, Montijo e Estoril. Estive oito anos da minha carreira no Barreirense, depois uma época no Montijo e duas no Estoril. Decidi então começar a minha aventura fora do país.
Já vou para a minha quinta época no Chipre. Estive dois anos no Doxa Katakopias e três no Olympiakos de Nicósia.
Quando cheguei, em 2008, fui representar o Doxa Katakopias, clube que estava na primeira divisão cipriota e que é da cidade de Nicósia, capital da ilha. No início não foi fácil estar longe da minha família e dos meus amigos, mas as condições contratuais eram bem mais vantajosas que em Portugal e não podia recusar.
A adaptação tornou-se mais fácil devido ao facto de estarmos a jogar 10 portugueses na mesma equipa. No balneário só se falava português, quase não se falava grego. Fora de campo éramos como um família, estávamos sempre juntos. A cidade é super tranquila e os cipriotas também me ajudaram bastante nos primeiros tempos.
No final da segunda época no Doxa, recebi uma proposta para representar outro clube da mesma cidade, o Olympiakos de Nicósia. O clube também está na primeira divisão do Chipre e tem sete portugueses. Esta já é a minha terceira temporada no Olympiakos e haverá muito para contar em próximas oportunidades.
Até breve,
Pedro Duarte»