O lema do Marítimo é «a caminho do Jamor. Para tal, depois de ter afastado o Benfica, a equipa madeirense defronta nesta quinta-feira, à noite, outro candidato à conquista do troféu, o Sporting, em Alvalade.

Foi precisamente nesse estádio que os madeirenses encetaram uma caminhada vitoriosa na I Liga, embalando para 14 jogos sem derrota. Agora, na Taça de Portugal, os verde-rubros querem voltar a surpreender, assume o técnico Pedro Martins: «A vitória é claramente a prenda desejada no sapatinho. Era bom sinal, para fechar o ano bem. É esse o nosso objectivo, o nosso desejo, queremos muito vencer este jogo e dar mais um passo na caminhada para o Jamor», começou por afirmar.

Frente aos leões, o trio do meio campo (Roberto Sousa, Rafael Miranda e Olberdam), volta a estar disponível. Um facto que reforça a ambição do treinador: «Há mais soluções, mesmo aqueles que jogaram no Dragão já têm 90 minutos com um grau de dificuldade elevado, o que é importante. A equipa vai apresentar-se muito melhor do que no Porto, e este é um jogo diferente também. É um jogo de Taça que tem de ser resolvido. Como referi no encontro contra o Benfica, não queremos levar o jogo para penaltis, não é esse o nosso objectivo, mas sim vencer o jogo. Perspectivo um jogo aberto, competitivo, com duas equipas com um futebol de alta intensidade e esperamos, no fim, sermos felizes e conseguirmos aquilo que pretendemos».

Sporting precavido

O treinador dos madeirenses não espera facilidades por parte de um adversário que este ano já viu o poder do Marítimo. «Todos têm a noção de que este campeonato é competitivo, ainda para mais já ganhamos em Alvalade e nesse aspecto não vamos estar à espera de quaisquer facilidades ou de falta de precaução do Sporting. Vamos ter uma equipa do Sporting precavida e ciente das dificuldades. Espero sinceramente que seja um bom jogo, um jogo equilibrado e evidentemente com maior pendor do Sporting, pois joga em casa. Não custa reconhecer isso, é perfeitamente normal, mas nós, com a nossa filosofia, a nossa mentalidade, vamos fazer tudo para vencer o jogo», disse Pedro Martins.

E ainda em relação ao Sporting: «Está em todas as frentes, tem legítimas aspirações a vencer a Taça, e algum favoritismo por jogar em casa, mas estamos preparados para todos as situações, e para um estádio cheio a apoiar o adversário. Precisamos de um controlo emocional muito forte e uma postura como temos tido até agora».

Por último, Pedro Martins não enjeitou um retrato mais pormenorizado sobre o seu adversário: «O Sporting é uma equipa de muitas transições e contra-transições, quer defensiva quer ofensivamente, das melhores equipas nesse aspecto. Em termos de intensidade, o Sporting é das melhores equipas actuais e com mais regularidade nos jogos. Não tem a maturidade, por exemplo, do Benfica e do Porto, mas é uma equipa que joga numa intensidade e velocidade muito alta e nós estamos preparados para isso. De facto, em determinados momentos vamos ter a bola, vamos ter de ter muita paciência, muito controlo e noutros vamos ter de fazer pressão alta para não estarmos tão distantes da baliza como no jogo com o Dragão».