Pedro Mendes pode viver em Glasgow, vestir a camisola do Rangers «protestante» e passar longos meses sem visitar o Estádio Dom Afonso Henriques. Pode, de facto, mas isso não diminui num milímetro que seja o seu fervor vitoriano.
O Maisfutebol encontrou o internacional português em gozo de folgas no final do Vitória-Sp. Braga. Abordou-o, falou em exclusivo com o médio e atestou o óbvio: Guimarães é a casa do atleta.
«Quando venho ao estádio do Vitória arrepio-me. Fico com vontade de permanecer, mas também estou muito bem onde estou», confessou Pedro Mendes, devoto seguidor da famiglia minhota.
Em apenso, o jogador do Rangers juntou breves impressões sobre o derby minhoto. «O jogo foi bom. Estou muito habituado e com saudades destes derbys. Foi bem disputado e cumpriu as minhas expectativas», exclamou, fleumático, o ex-jogador do Tottenham e do Portsmouth.
«As diferenças na Liga são cada vez menores»
A distância geográfica é hoje perfeitamente ultrapassável em segundos. Basta ter uma boa parabólica ou aceder à Internet para percorrer em segundos milhares de quilómetros de informação. É assim que Pedro Mendes consegue acompanhar a liga portuguesa em detalhe, como se continuasse com a sua velha vida de vimaranense residente.
«Tenho acompanhado o campeonato e as diferenças entre as equipas são cada vez mais pequenas. Há mais emoção e possibilidade das pequenas formações chegarem mais à frente. Já não há favoritos claros», sentenciou o jogador, que até entende ter havido um salto qualitativo na liga.
«Parece-me que a maior parte das formações está mais forte do que o ano passado», concretizou aquele que muitos dizem estar agora e sempre perto de regressar ao clube que o viu nascer para o futebol.