Pedro Tiba marcou o golo que pôs cerca de cinco mil adeptos do Limianos a festejar. Desportivamente o golo de nada valeu, pois o FC Porto venceu a formação de Ponte de Lima por 4-1 e apurou-se para a próxima eliminatória da Taça de Portugal. Para a maioria, Walter, avançado dos dragões, foi a figura do encontro ao apontar três golos mas para a vila da margem do Rio Lima, Pedro foi o herói.

«A alcunha Tiba surgiu porque eu em pequeno não conseguia dizer Silva [dizia então Tiba em vez seu verdadeiro apelido]», contou esta e outras histórias Pedro Tiba ao Maisfutebol.

A crónica do F.C. Porto-Limianos

O médio, de 22 anos, teve dificuldade em adormecer na noite do último sábado. «O telemóvel não parou de tocar a noite toda, com a família e amigos a querer dar-me os parabéns», confidencia o jogador natural de Arcos de Valdevez. Pedro afirma que «foi um jogo bonito, um prémio para o clube e para Ponte de Lima». «Já sabíamos que ia ser muito difícil.

Mesmo assim, foi bonito ver aquela mancha amarela no Estádio do Dragão», refere. A «mancha amarela» eram os cerca de cinco mil adeptos limianos que pintaram a festa da Taça.

O minuto 69 vai ficar gravado na sua memória para sempre: «A sensação de marcar um golo no Dragão é indescritível, foi um momento único. Até os adeptos do Porto gritaram golo». Tiba espera que o golo seja uma porta aberta para o salto na carreira. «Pode ser que com este golo as pessoas estejam mais atentas ao que eu faço. Mas tenho os pés bem assentes na terra e sei que o mundo do futebol é complicado», salienta.

De Pedro Silva a Pedro Tiba

O seu verdadeiro nome é Pedro Silva: «Em pequeno quando me perguntavam o nome, eu tinha dificuldade em dizer Silva e então respondia: Pedro Tiba». De tantas vezes que repetiu «Tiba», que passou a alcunha. Sereno ofereceu-lhe a camisola. «É um central jovem, de muita qualidade, e que ainda vai fazer muito sucesso no Porto», atesta o jogador limiano.

«Agora é voltar à realidade e concentramo-nos apenas no campeonato», lembra Pedro. O Limianos era líder aquando o sorteio da Taça mas duas derrotas seguidas colocaram a equipa no 5º posto. «A nossa baixa de rendimento pode ter sido coincidência mas agora também já passou e só nos resta seguir em frente. O nosso objectivo é lutar pelos seis primeiros e vamos à luta», conclui o médio.