O Sporting anunciou no final da tarde deste domingo ter angariado meia tonelada de bens alimentares e outros géneros para serem doados aos bombeiros que neste momento combatem o incêndio em Pedrógão Grande e nas redondezas.

De acordo com a nota divulgada no site oficial dos leões, em duas horas e meia acorreram ao estádio de Alvalade 200 pessoas dispostas a ajudar, tendo sido recolhidos 500 quilos de fruta, 600 litros de água, 50 de leite e perto de 2500 barras energéticas, entre outros produtos alimentares e de saúde.

Esses números confirmados ao Jornal Sporting pela directora da Fundação Sporting, Celine Cepa.

Foi este o resultado de uma campanha solidária lançada pelo clube, ao início da tarde. Em comunicado, o Sporting solicitou aos adeptos que entregassem bens de primeira necessidade, sendo que o clube se comprometia a fazer chegar esses bens aos bombeiros que combatem o incêndio em Pedrógão Grande.

«Solicitamos a todos os sportinguistas que mostrem toda a nossa solidariedade e que hoje, entre as 15.30 horas e as 18 horas, se dirijam ao Hall Vip do Estádio José Alvalade, para entregar bens de primeira necessidade que faremos chegar aos bombeiros que combatem árdua e heroicamente os incêndios», lia-se no comunicado.

«Neste momento os mantimentos que mais falta fazem são frutas fáceis de descascar (laranjas e bananas) e barras de cereais, pelo que solicitamos que sejam estes os bens entregues.»

O incêndio, que lavra desde sábado, ainda não está dominado. Pelo menos 773 operacionais e 226 veículos dos bombeiros estão a combater as chamas. O balanço até ao momento é de 61 mortos e 59 feridos.

[artigo atualizado, original às 15h02]