A eterna discussão entre Brasil e Argentina. Se Pelé é Rei, Maradona é Deus. Um brasileiro com mais de mil golos, um argentino que «sozinho» fez da albiceleste campeã do mundo e levou o Nápoles a títulos meramente sonhados. Ambos foram considerados, a meias, o «Jogador do Século XX». Mas El Pibe lança dado novo: Lionel Messi.

Pelé e Maradona são apontados como os melhores futebolistas de sempre. A preferência varia com a idade de quem olha, ou se se é mais pró-Brasil que Argentina. Lionel Messi, por exemplo, não hesita em escolher o compatriota e atirou: «Maradona é o melhor da história, sem dúvida. Não vi Pelé jogar e não me faz falta.»

O brasileiro respondeu. «Se ele realmente não viu, faço como fiz uma vez com o Maradona e envio o vídeo do Pelé Eterno.»

El Pibe tinha ouvido Messi, antecipou a resposta do brasileiro e atirou: «Não vê os vídeos de Pelé porque só veria a preto e branco. Dizer que Maradona e Messi estão na luta para ser o melhor da história vai irritar o moreno e ele vai criar confusão.»

Pelé é mais velho, tem a desvantagem de ter jogado fora da era das transmissões globais, do youtube. Mas conta com todo o imaginário possível de quem fez mais de mil golos, de quem se escreveram os maiores elogios, de quem foi tricampeão mundial. Algo que nem Maradona conseguiu.

El Diego encantou outra geração, foi elevado a D10s depois do Mundial 86. Já o talento de Messi vê-se até na playstation e cada golo é reproduzido num qualquer computador, em qualquer parte do mundo. Mas o 10 do Barcelona já fez o suficiente para se intrometer entre Maradona e Pelé, como diz El Pibe? E se sim, qual deles é o melhor?

Queremos a sua opinião e damos-lhe uma ajuda com vídeos.

Ora veja:

Pelé



Maradona



Messi