O futebol português é notícia nos mais variados órgãos de comunicação social internacionais essencialmente por dois motivos. Um deles óbvio: o título do F.C. Porto. O outro por ventura também: o jogo entre U. Leiria e Feirense, em que a equipa do Lis entrou em campo com apenas oito jogadores.

De facto, há, inclusive, jornais que apenas destacam o jogo dos leirienses, sem qualquer referência ao campeão português. O «El Mundo Deportivo», em Espanha, é um deles. Ainda assim, o mais comum é mesmo a referência ao campeonato ganho pelos dragões com um segundo destaque para os leirienses.

Quiosque: Porto bicampeão, potência do século

Também em Espanha, a «Marca» escreve que o F.C. Porto «já é campeão da Liga», lembrando que tudo se fez porque o «Benfica não passou do empate». O «As» salientou a «temporada irregular» da equipa de Vítor Pereira, mas também o «génio de Hulk», que liderou o grupo, e «o prodígio colombiano James Rodríguez», como fatores de destaque no título portista.

O «Lequipe», de França, coloca uma notícia de apenas um parágrafo, para dizer que o F.C. Porto «conservou o seu título». No Brasil, o «Lance» não escreve muito mais e salienta que é o «oitavo título do Porto nas últimas dez Ligas portuguesas».

O «Globoesporto», contudo, dá um grande destaque ao bi-campeonato portista. «Valeu a torcida em frente à TV». Assim começa o relato da festa. São ainda reproduzidas declarações de Helton e Hulk, dois dos brasileiros mais famosos do grupo, num segundo artigo.

Lucho: «No F.C. Porto acontecem muitas coisas»

Também nos países de alguns dos jogadores portistas há notícias sobre o título azul e branco. O «ProSpor», da Roménia, titula: «Sapuranu é campeão pelo Porto». A peça, ilustrada com uma grande foto do lateral a festejar, frisa que é o terceiro título ganho pelo antigo jogador do Rapid Bucareste.

Na Colômbia, o «El Tiempo» também dá grande destaque ao título portista. A notícia, logo por baixo da manchete, destaca, obviamente James Rodríguez.

«Vítor Pereira? Confiei nele e no plantel que ele tinha»

Por fim, na Bélgica, o «De Standaard» destaca Defour e lembra que o título do médio foi ganho ao compatriota Axel Witsel. A notícia aparece entre as várias notas mais importantes do dia no futebol bolga. E qual é a manchete da página de desporto? U. Leiria em campo com oito jogadores...