O Penafiel foi a grande desilusão da primeira volta.
A equipa chega ao fim com 7 pontos. Se pensamos que na época passada o primeiro clube que escapou à descida fê-lo com 38 pontos, isso dá uma ideia do que espera a equipa de Luís Castro no segundo turno: fazer 30, 31 pontos
Assim de repente, significa arrancar uma campanha ao nível do que o Vitória de Setúbal conseguiu na primeira volta. E sabe-se como é mais complicado fazê-lo de trás para a frente. Missão impossível?
O Penfiel perdeu alguns jogadores fundamentais, ainda não teve o N'Doye do ano passado e demonstrou surpreendente fragilidade em casa, situação em que apenas conseguiu uma vitória.
A um nível menos grave o Vitória de Guimarães também desiludiu na primeira volta. Olha-se para o plantel do clube e não se percebe como é possível.
Num outro plano, equipas como Rio Ave e Boavista também estiveram na primeira metade de 2005/06 pior do que em igual período da época anterior. Mas aqui ainda é possível emendar a mão. Assim como no Restelo, apesar dos sinais preocupantes.
PS: O Sporting somou apenas menos um ponto nesta primeira volta do que em 2004/05. O problema é mesmo a comparação. O facto de o F.C. Porto se ter aproximado dos padrões de anos anteriores e de também o Benfica ter subido, faz com que o campeonato dos leões pareça muito pior do que anterior. Quando na realidade nem é.