Uma equipa de pequenos campeões de uma escola do Soweto, conhecido bairro de Joanesburgo, na África do Sul, teve o privilégio de visitar a Academia de treino do Chelsea esta quinta-feira. Tal como a equipa de José Mourinho, os jovens sul-africanos, de 13 anos de idade, também estão habituados a vencer.
Nos últimos seis anos, em representação da Escola primária Mondeor, venceram todos os campeonatos e taças que disputaram. A visita ao campo de treinos do Chelsea estava planeada há seis meses e resultou de um protocolo de colaboração com a escola londrina de Harrow, que é gerida pelo antigo árbitro David Elleray que organizou a visita.
Entre os jovens visitantes, muitos nunca tinham saído de Joanesburgo e muitos deles têm poucas perspectivas de um dia regressar a Londres. Na véspera realizaram o primeiro jogo em solo britânico e golearam o Elstree por 4-0. O que mais impressionou os pequenos campeões na Academia do Chelsea foi a qualidade do relvado, que disseram ser de longe o melhor em que alguma vez tinham jogado.
Ironicamente, entre a comitiva, havia pouco adeptos do Chelsea e os ídolos mais mencionados foram Michael Owen e Paul Scholes. Mas depois desta visita é provável que o Chelsea tenha conquistado novos fãs na África do Sul.