Vanessa Fernandes foi prata no triatlo e Portugal entra no mapa olímpico de medalhas dez dias depois do início da competição. O favoritismo da atleta era indiscutível, mas o facto de ser a única portuguesa em prova, quando as principais adversárias se apresentariam em grupo, foi uma inevitabilidade que Vanessa Fernandes soube contornar e, daí, a felicidade imensa que a jovem de 22 anos, recordista de taças do mundo, sentiu pelo segundo lugar na final, como se ouro se tratasse. A conceituada australiana Emma Snowsill, de 37 anos, foi primeira com 1.58,27 horas, a 1,06 minutos de Vanessa.
A qualificação de Nelson Évora para a final do Triplo Salto não constituiu surpresa, pois o campeão do mundo superou os 17,10 metros que garantiam o apuramento directo à segunda tentativa com 17,34m, depois de um primeiro salto nulo. A final é esta quinta-feira.
Idêntico sucesso não tiveram Vânia Silva no lançamento do Martelo e Arnaldo Abrantes nos 200m, eliminados que foram na primeira ronda. A lançadora foi 46ª com 59,42m, menos 9,42 que o seu recorde nacional, enquanto o velocista foi 52º, com 21,46 segundos.
Na Vela, classe 470, Álvaro Marinho e Miguel Nunes, vice-campeões do mundo, terminaram a Medal Race no oitavo lugar e ficaram atrás dos resultados obtidos em Atenas 2004 (7º) e Sidney 2000 (5º). À entrada para a corrida final eram sétimos e só matematicamente seria possível chegarem à medalha de bronze.
Ainda dentro de água, Gustavo Lima terminou a fase de qualificação para a Medal Race no terceiro posto, o que abre boas perspectivas para a derradeira regata, depois de ter começado o dia em sexto. O velejador da classe Laser está, assim, em posição de lutar pela medalha de prata ou de bronze, uma vez que o ouro está, praticamente, nas mãos do britânico Paul Goodison.
Em Star, a dupla Afonso Domingos/Bernardo Santos está a três regatas do apuramento para a Medal Race. Esta segunda-feira retomaram o sexto lugar que haviam deixado na véspera, após penalizados por uma falsa partida.
João Rodrigues, vice-campeão do mundo em RS:X, não entrou da melhor forma nos Jogos, mas tem vindo a recuperar e ao décimo dia é já nono, quando ainda falta disputar uma regata.
Por fim, o canoísta Emanuel Silva, sétimo em Atenas 2004, garantiu um lugar nas meias-finais de K1 1000m. O jovem atleta está inscrito, ainda, para a eliminatória de K1 500m.