O judo português despediu-se esta terça-feira dos Jogos Olímpicos, em tom semelhante àquele em que começou. João Neto começou por vencer três combates, mais do que qualquer outro até aí, mas perdeu ao quarto e voltou a ser derrotado no primeiro confronto da repescagem para o bronze.
O nono lugar do campeão da Europa é assim mais um resultado aquém das expectativas para uma disciplina em que Portugal contava com atletas cotados e com maiores ambições.
Na natação, o dia teve em contrapartida sinais positivos. Sara Oliveira voltou a bater o recorde nacional e ficou muito perto do apuramento nos 200m mariposa, Carlos Almeida também melhorou a melhor marca portuguesa de sempre nos 200m bruços, ainda que tenha ficado longe do apuramento. Bem pior esteve Tiago Venâncio, com um mau tempo na qualificação dos 100m livres, abaixo do que ele próprio tinha feito há quatro anos, em Atenas.
Continuando na água, a dupla portuguesa do remo conseguiu uma vitória na sua série de repescagem de double sculls ligeiro. Pedro Fraga e Nuno Mendes garantiram assim a presença nas meias-finais da disciplina, que irão disputar na quinta-feira.
Na vela, Gustavo Lima entrou em competição e ocupa o quarto lugar na classe Laser ao fim de duas regatas. No segundo dia de competição, Álvaro Marinho e Miguel Nunes, em 470, desceram do terceiro para o sexto lugar, enquanto João Rodrigues terminou o dia como 13º classificado.
Foi por fim dia de despedida para João Costa, que chegou a Pequim como líder do «ranking» mundial de pistola livre a 50m e saiu sem conseguir a qualificação para a final, terminando no 33º lugar.
Portugal nos Jogos Olímpicos: dia 1
Portugal nos Jogos Olímpicos: dia 2
Portugal nos Jogos Olímpicos: dia 3
Todo o calendário dos portugueses