Mais quatro portugueses despediram-se este domingo dos Jogos de Pequim, depois de terem concluído as suas participações sem glória. Para a maioria, contudo, a qualificação olímpica representou, desde logo, o sucesso que dificilmente obteriam no terreno.
Três mulheres correram a maratona às 07h30 locais e a melhor classificada foi a estreante Marisa Barros, que terminou na 32ª posição. A veterana Ana Dias concluiu o longo percurso no 46º lugar, enquanto Inês Monteiro desistiu. O objectivo de terminar a prova foi conseguido pelas duas primeiras, nomeadamente pela novata, que ficou, ainda, entre a primeira metade da tabela.
Já Rui Pedro Silva terminou no penúltimo lugar a final olímpica dos 10.000m, a mais de um minuto do seu recorde pessoal, naquela que foi, igualmente, uma estreia.
Em Qingdao continuam os atrasos nas regatas e o acumular de corridas para os portugueses em prova, que ficaram sem o dia de folga para poderem avançar na qualificação. Na classe Star, a dupla Afonso Domingos/Bernardo Santos realizou, apenas, uma de três regatas previstas, mas foi penalizada por uma falsa partida e pela consequente queda na tabela, descendo do terceiro para o nono posto. Gustavo Lima, em Laser, foi sexto na sexta regata de apuramento para a Medal Race e está bem posicionado para conquistar um lugar entre os finalistas. Em RS:X, João Rodrigues foi 16º e nono nas sexta e sétima regatas do dia e trocou a 14ª pelo 11ª posição da geral.