O português Diogo Carvalho estreou-se em grande nos Jogos Olímpicos. O nadador português, o único que chegou a Pequim 2008 com mínimos A, tevde direito a nadar na mesma série dos 200m estilos que o campeoníssimo Michael Phelps. E terminou em 18º lugar na geral, entre os suplentes para as meias-finais.
Michael Phelps estava na pista 4, Diogo Carvalho na pista 7. O português, que partia com a marca de 2m00.40s, chegou em segundo ao fim dos primeiros 50m, de mariposa, mas foi perdendo terreno e terminou em sexto, a par do canadiano Brian Johns, ambos em 2m00.66s.
Já não é grande notícia, mas acrescente-se que Michael Phelps ganhou a série. Ainda assim, o norte-americano não deu o máximo e o seu tempo (1m58.65s) acabou por ser apenas o sexto da geral, naquela que é a sexta prova em que tenta chegar à vitória e prosseguir uma corrida o ouro que já o tornou no atleta mais vezes campeão olímpico de sempre. O mais rápido foi o também norte-americano Ryan Lochte, com 1m58,15s.
Para Diogo Carvalho, fica um amargo de boca. O 16º atleta, o último a apurar-se directamente, fez 2m00,57s, apenas menos nove centésimos que o português. Há em teoria uma hipótese de Morgado se qualificar ainda, mas era preciso que faltassem dois dos atletas qualificados. E ainda assim, ele é 18º em igualdade com Brian Johns, pelo que teria de ser encontrada uma forma de desempate entre os dois.