Andrea Baldini, esgrimista italiano apontado como maior candidato ao ouro em Pequim, está afastado dos Jogos Olímpicos, após controlo de doping positivo. De acordo com o site da Federação Italiana de Esgrima, o atleta acusou consumo de um diurético à base de furosemida no último Europeu, disputado em Kiev. O esgrimista era apontado como grande favorito ao ouro e lidera a classificação da Taça do Mundo. Andrea Cassarea vai substituir Baldini.
A federação italiana deu conta do resultado da contraprova que confirmou o primeiro exame. O organismo ainda revelou que o facto é uma surpresa, uma vez que Baldini «sempre se distinguiu pela despotividade e postura».
«A supresa é ainda maior, já que Baldini, assim como os demais esgrimistas da selecção italiana, foram submetidos diversas vezes a exames de doping durante a temporada, e que sempre deram resultados negativos», avança o comunicado.
Baldini pediu ainda a realização de um exame de ADN nas amostras que deram positivo, recebendo resposta afirmativa por parte da federação.