A delegação de Macau que vai participar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos apresentará um espectáculo com muitas referências a Portugal, ranchos folclóricos incluídos.
A informação é destacada esta manhã pela imprensa chinesa. «A maioria dos cantores do Grupo de Macau são portugueses», nota o jornal New Beijing Daily, citado pela Lusa, numa notícia sobre a chegada à capital chinesa dos 120 membros do grupo de danças e cantares de Macau: «A maioria dos participantes são portugueses e este ano voltaram a ir a Portugal, a partir de Macau, para participar em novos ensaios. O grupo de Macau é conhecido pela danças e cantares com características portuguesas e é constituído por membros do Grupo de Danças e Cantares de Macau, da Escola Kao Yip, e da escola Hou Kong.»
A China vai aproveitar a cerimónia de abertura dos Jogos, a 8 de Agosto, para mostrar ao mundo a cultura das 56 etnias oficiais diferentes, mais as das regiões administrativas especiais, Hong Kong e Macau, antigo território sob administração portuguesa.
O responsável pela concepção da cerimónia, que tem sido rodeada de muito segredo pelas autoridades chinesas, é o realizador Zhang Yimou. O norte-americano Steven Spielberg chegou a associar-se ao evento, mas abandonou a equipa em protesto contra o apoio chinês ao governo do Sudão, marcado pelo conflito no Darfur.