Uma Itália que se apresenta nos Jogos Olímpicos sem algumas das suas estrelas na categoria de sub-23 venceu sem dificuldades as Honduras (3-0) no primeiro jogo do Grupo D do torneio de futebol olímpico. O seleccionador Casiraghi deixou de fora, por exemplo, Aquilani, Chiellini, Rosina ou Palladino, o que não foi suficiente para criar dificuldades perante a frágil selecção das Honduras.
Giovinco abriu o marcador aos 41 minutos, ainda antes de cumprida a primeira hora a Itália fez o resultado final com dois golos de penalty: Rossi aos 45 minutos e Acquafresca aos 52 minutos. Depois disso a selecção transalpina relaxou e as Honduras começaram por fim a chegar à baliza adversária. Aos 80 minutos, os hondurenhos tiveram a melhor ocasião para marcar, mas Pavon falhou a grande penalidade.
Nos outros jogos, destaque para a vitória do Estados Unidos sobre o Japão por 1-0. Com Freddy Adu em campo os noventa minutos, a selecção americana venceu com um golo de Stuart Holden, marcado aos 47 minutos. O jogador emprestado pelo Benfica ao Mónaco apresentou-se em bom plano e ainda viu um amarelo, aos 51 minutos. No domingo segue-se a Holanda, actual campeã europeia de sub-21, no caminho de Adu.
No último jogo desta quinta-feira, a Austrália impôs um empate à Sérvia, actual vice-campeã europeia da categoria. Com o sportinguista Stojkovic na baliza, os sérvios começaram por estar em desvantagem, quando Zadkovich marcou para a Austrália aos 69 minutos. Dez minutos depois, Rajkovic empatou para a Sérvia, que foi quase sempre melhor e que podia ter marcado em duas ocasiões que Tosic não concretizou.