Pedro Dias acaba de ser afastado do ouro por Chol Min Pak, norte-coreano, na categoria -66 quilos dos Jogos Olímpicos Pequim 2008.
O judoca português, repescado, irá agora lutar pela medalha de bronze.
Pedro Dias tinha afastado o campeão do Mundo João Derly a categoria de -66 quilos e segue para os quartos-de-final dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
O judoca português demonstrou a combatividade que se lhe reconhece e beneficiou de alguma passividade do brasileiro que ostenta o título mudial. De resto, a equipa de arbitragem acabou por recohecer e punir as escassas iniciativas de ataque de Derly.
Os últimos segudos foram de alguma dificuldade para o português que no entanto segurou a vantagem.
Antes, o judoca Pedro Dias tinha vencido o primeiro combate na categoria de -66kg dos Jogos Olímpicos Pequim 2008. O português afastou o venezuelano Ludwig Ortiz por waza-ari.
Pedro Dias, limitado por algumas dores no ombro, aplicou uma projecção quase perfeita de costas a 27 segundos do fim, movimento que garantiu a vitória.
O judoca do Sport Algés e Dafundo, 20º do ranking mundial e estreante em Jogos Olímpicos, teve uma atitude mais defensiva do que o sul americano (71º).
Pedro Dias magoou-se na cabeça, sendo obrigado a colocar uma ligadura.