Simão Morgado bateu o recorde nacional dos 100 metros mariposa, com 52,80 segundos. Apesar da marca, o nadador português não conseguiu o acesso ás meias-finais. A competição mostrou-se muito equilibrada, com o recorde olimpico a ser batido por Milovac Cavic, em 50,76 segundos. Michael Phelps ficou pelo segundo lugar nas séries.
Simão Morgado fez uma primeira parte de prova muito rápida, ao passar aos 50 metros com 24,43 segundos, mas quebrou na segunda fase. O nadador português terminou as eliminatórias em 33.º lugar. O apuramento fechou em 51.05, marca de Kaio Almeida, do Brasil.
Michael Phelps foi o segundo nadador a ser qualificado, uma vez que os adversários não facilitaram perante o norte-americano. Phelps tem recusado a ideia de estar cansado pelo número elevado de provas que tem disputado desde o ínicio das competições olímpicas, mas não conseguiu evitar que Cavic lhe roubasse o recorde olímpico que lhe pertencia desde Atenas.
O nadador com melhor registo das séries foi Cavic, que estabeleceu um novo máximo olímpico: 50,76 segundos. Os três primeiros apurados nadaram na série nove, a mais forte das eliminatórias.
Jason Dunford, nadador do Quénia, foi o quarto nadador a aceder às meias-finais e também bateu o recorde olímpico, com 51.14 segundos, poucos minutos antes de Cavic superar a marca.