Vítor Pereira, comentou, com ironia, as afirmações de Jorge Jesus, que considera que o F.C. Porto vai ter menos dificuldades em vencer o clássico porque «o Sporting agora joga com meia equipa B».

Jesus: «Sporting estava muito mais forte quando lá fomos»

Na conferência de imprensa de antevisão do clássico, Vítor Pereira criticou essas declarações e lembrou o jogo dos encarnados com o Barcelona.

«Acho as afirmações um pouco desrespeitosas em relação aos profissionais do Sporting. Um jogador, quando se impõe na equipa A, deverá ser considerado jogador da equipa A e com mérito, porque trabalhou para isso», começou por afirmar.

O treinador do F.C. Porto não se conteve. «Acho engraçado que este assunto tenha vindo à baila agora porque a grande exibição da época do Benfica, elogiada por toda a gente, incluindo o treiandor, esse grande jogo que até os atirou orgulhosamente fora da Liga dos Campeões, foi em Camp Nou, contra uma equipa que, da equipa que esta semana defrontou o Real Madrid, só tinha o Puyol».

[ndr. Vítor Pereira referia-se naturalmente aos onzes titulares, mas Pinto, habitual suplente de Valdés, também jogou de início nos dois encontros.]

«Recordo-me até das palavras: O Benfica jogou em Camp Nou como ninguém tinha jogado», continuou Vítor Pereira, rematando. «Se foi o Barcelona A que jogou contra o Benfica, agora não é o Sporting B a defrontar o F.C. Porto.»

O treinador dos dragões recorda também o derby em Alvalade. «Fui ver o Sporting-Benfica, vi o jogo lá, e recordo-me perfeitamente que o Benfica conseguiu o resultado já na segunda parte, quando o Sporting acusava um desgaste tremendo, de quem não teve tempo de se apresentar em boas condições para este jogo. Enquanto o Sporting foi Sporting, vi mais Sporting do que Benfica».

Vítor Pereira garantiu não ter dúvidas «de que será um jogo bem disputado». «O FC porto tem revelado ao longos dos últimos anos dificuldades em defrontar o Sporting em Alvalade. O Porto e qualquer equipa. O Sporting é uma equipa em crescimento, mais compacta neste momento, com ideias mais definidas».

E comentando ainda as declarações de Jorge Jesus, o técnico portista rematou o assunto desta forma: «Parece-me neste momento que a equipa do Sporting está mais solidária, com ideias mais definidas, mais compacta, e tem qualidade individual. Vão tentar ganhar o jogo, nós também. Não lhe consigo dizer, sinceramente, se é melhor uma que outra. Eu vi o Sporting em dificuldades, porque não há quem recupere nesse prazo de um jogo da Liga Europa».

[artigo atualizado]