LEI 14 - PONTAPÉ DE GRANDE PENALIDADE
1. O árbitro manda repetir um pontapé de grande penalidade porque o guarda-redes se adiantou para a frente da sua linha de baliza antes da bola partir. Pode ser outro o jogador a executar o pontapé de grande penalidade?
Sim
2. Quando um pontapé de grande penalidade está a ser executado o guarda-redes avança antes que a bola seja rematada e intercepte-a à frente da linha de baliza. Como deve o árbitro actuar?
O pontapé de grande penalidade deve ser repetido.
3. Um jogador executa um pontapé de grande penalidade antes do árbitro autorizar. Como deve proceder o árbitro?
Ordenar que o pontapé de grande penalidade seja repetido.
4. Quando um pontapé de grande penalidade vai ser executado e depois do árbitro ter dado o sinal para a sua marcação, um colega de equipa do jogador identificado como executante de grande penalidade, de repente avança para a frente e marca ele a grande penalidade. Como deve o árbitro proceder:
O árbitro deve interromper o jogo e assinalar um pontapé-livre indirecto contra a equipa que marcou o pontapé de grande penalidade no local em que a infracção foi cometida, isto é, onde o jogador se encontrava a menos de 9,15 metros da bola.
O árbitro deve advertir o colega do executante por comportamento antidesportivo.
5. Na execução de um pontapé de grande penalidade a bola bate no poste e/ou na barra e rebenta. Como deve actuar o árbitro?
Se a bola entra directamente na baliza após ressaltar dos postes ou da barra o golo será válido.
Se a bola não entra directamente na baliza após ressaltar dos postes ou da barra o golo não será válido. A bola deve ser substituída e o jogo recomeça com uma bola ao solo. *
Se o jogo tivesse sido prolongado no final de cada meio tempo ou no final dos períodos complementares para permitir a marcação do pontapé de grande penalidade, o jogo terminava.
6. Vai ser executado ou repetido um pontapé da marca de grande penalidade para se encontrar o vencedor de um jogo. Como deverá proceder o árbitro se a bola se esvazia ou rebenta antes de tocar nos postes, na barra ou no guarda-redes, sem ter atravessado a linha de baliza. Que decisão deve o árbitro tomar?
O pontapé de grande penalidade deverá ser repetido com uma nova bola.
7. O árbitro dá ordem para a execução de um pontapé de grande penalidade. Um jogador da equipa beneficiada com o pontapé de grande penalidade agride um adversário fora da área de grande penalidade. O árbitro repara na agressão. Como deve agir o árbitro neste caso?
O árbitro deve expulsar o jogador agressor por conduta violenta antes de permitir que o pontapé de grande penalidade seja executado.
8. Um jogador que vai executar uma grande penalidade toca a bola para trás para um colega de equipa que então remata à baliza e faz golo. Como deve actuar o árbitro?
O árbitro interrompe o jogo e ordena o seu recomeço com um pontapé-livre indirecto contra a equipa do executante no local da marca de grande penalidade.
9. Um jogador executante de um pontapé de grande penalidade toca a bola para a frente para um colega de equipa que corre, chuta e faz golo. Isso é permitido?
Sim, desde que os procedimentos da marcação de uma grande penalidade sejam respeitados.
10. Um defesa na sua área de grande penalidade agride um adversário enquanto a bola está em jogo na área de grande penalidade contrária. Como deve actuar o árbitro?
Deverá interromper o jogo, expulsar o defensor por conduta violenta e ordenar a marcação de um pontapé de grande penalidade contra a equipa do jogador infractor.
11. Devido ao facto do campo estar alagado um jogador coloca a bola ao lado da marca de grande penalidade. Tal situação é permitida?
Não.
12. Um jogo é prolongado para permitir a marcação de um pontapé de grande penalidade. Pode o guarda-redes ser substituído antes da execução do pontapé?
Sim, o guarda-redes pode ser substituído por um dos jogadores efectivos ou por um suplente des