LEI 13 - PONTAPÉS-LIVRES
1. Um jogador marca um pontapé-livre fora da sua área de grande penalidade e depois toca novamente na bola deliberadamente com as mãos antes que esta tenha sido tocada por outro jogador. Como deve actuar o árbitro?
Deve punir a infracção mais grave, assinalando um pontapé-livre directo ou um pontapé de grande penalidade no caso da infracção ter ocorrido dentro da área de grande penalidade.
2. Uma equipa é beneficiada com um pontapé-livre directo dentro da sua própria área de grande penalidade. O jogador executante chuta a bola para o seu guarda-redes que falha e deixa a bola entrar na baliza. Como proceder?
O pontapé-livre deve ser repetido visto que a bola não está em jogo enquanto não sair da área de grande penalidade.
3. Quando um pontapé de baliza ou pontapé-livre é marcado dentro da área de grande penalidade do jogador executante, quando é que os jogadores adversários podem entrar na área de grande penalidade?
Não podem entrar enquanto a bola não sair completamente da área de grande penalidade.
4. Pode um pontapé-livre ser marcado levantando a bola com o pé ou com ambos os pés ao mesmo tempo?
Sim, a bola está em jogo logo que seja pontapeada e se mova.
5. Aquando da execução de um pontapé-livre podem os jogadores da equipa do executante usar tácticas de simulação para confundir os seus adversários?
Sim, tal é permitido e faz parte do futebol. Contudo se alguns dos adversários se aproximarem da bola a menos de 9,15 metros antes que esteja em jogo devem ser advertidos por não respeitarem a distância regulamentar.
6. Um pontapé-livre indirecto é assinalado a beneficiar a equipa atacante fora da área de grande penalidade. O árbitro esquece-se de levantar o braço a indicar de que se trata de um pontapé-livre indirecto e a bola é rematada e entra directamente na baliza. Como deve o árbitro agir?
O pontapé-livre deverá ser repetido porque a infracção inicial, castigada com um pontapé-livre indirecto, não pode ser anulada por um erro do árbitro.
7. Um jogador executa um pontapé-livre de forma rápida e a bola entra na baliza. O árbitro não teve oportunidade de indicar que o pontapé-livre era indirecto. Que decisão deve tomar o árbitro?
Deve mandar repetir o pontapé-livre indirecto no mesmo local, já que não teve tempo de indicar que o mesmo era indirecto.
8. Um pontapé-livre é assinalado e o jogador decide executar rapidamente o pontapé. Um adversário que se encontra a menos de 9.15 metros intercepta a bola. Como deve agir o árbitro?
Deve deixar prosseguir o jogo.
9. Um pontapé-livre é assinalado e o jogador decide executar rapidamente o pontapé. Um adversário que se encontra junto da bola impede-o de realizar o pontapé. Como proceder?
O jogador deverá ser advertido por retardar o recomeço de jogo.
NOTA:
Ao longo do texto, elaborado pela Liga de Clubes, é utilizado o seguinte símbolo:
* salvo as circunstâncias particulares da Lei 8