LEI 3 - NÚMERO DE JOGADORES (II)
9. O jogador com a camisola n.º 8 vai ser substituído pelo jogador com a n.º12. O jogador n.º 8 deixa o terreno de jogo. Antes de entrar no terreno, o jogador n.º12 agride um adversário que se encontrava sobre a linha lateral. Que decisão deve tomar o árbitro?
O suplente nº12 é expulso por conduta violenta com a exibição do cartão vermelho. O jogador com a camisola n.º 8 pode ser substituído por outro suplente ou pode continuar como jogador efectivo, visto que a substituição não foi consumada.
10.1 Um jogador efectivo troca de posição com o guarda-redes sem darem conhecimento ao árbitro. Como deve proceder o árbitro quando der pelo facto?
10.2 O novo guarda-redes toca a bola com as mãos dentro da sua própria área de grande penalidade. Como deverá proceder o árbitro?
Em ambos os casos deverá deixar prosseguir o jogo e na primeira interrupção advertir ambos os jogadores por comportamento antidesportivo.
11. Um jogador que vai ser substituído abandona o terreno de jogo e o árbitro faz sinal ao suplente para entrar. Entretanto, antes de entrar no terreno de jogo, o suplente efectua um lançamento lateral, não cumprindo o processo das substituições previsto na lei 3. É permitida esta situação?
Não. Primeiro tem que completar o processo das substituições previsto na Lei 3. O jogador deve entrar no terreno de jogo, numa interrupção de jogo, pela linha de meio campo.
12. Qual deve ser o procedimento a tomar quando ao intervalo se pretende efectuar uma substituição?
O suplente deverá entrar no terreno de jogo pela linha de meio campo, depois do árbitro ter sido avisado da substituição.
13. Um suplente que está a fazer exercícios de aquecimento atrás da sua baliza, entra dentro do terreno de jogo e evita que a bola entre na sua baliza. Como deverá proceder o árbitro?
O árbitro deverá interromper o jogo, advertir o suplente por ter entrado no terreno de jogo sem sua autorização. O jogo deverá recomeçar com um pontapé-livre indirecto contra a equipa do infractor no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido. *
14. Um suplente, sem ser o guarda-redes, está a jogar como efectivo sem o árbitro ter sido informado e joga a bola com as mãos. Como deve proceder o árbitro?
O árbitro deverá interromper o jogo, advertir o suplente por ter entrado sem sua autorização. O jogador deverá abandonar o terreno de jogo para que o processo da substituição seja realizado de forma correcta.
O jogo deverá recomeçar com um pontapé-livre indirecto contra a equipa do jogador suplente no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido. *
15. Um suplente que está a jogar como efectivo desde o princípio do jogo, sem o árbitro ter sido informado, sofre uma falta cometida por um jogador adversário. Como deve proceder o árbitro?
O árbitro deverá interromper o jogo, advertir o suplente por ter entrado sem sua autorização e ordenar a sua saída do terreno para que o processo da substituição seja correctamente executado. Deverá advertir, expulsar ou não tomar medidas disciplinares, consoante a gravidade da falta, contra o jogador que cometeu a infracção sobre o suplente. O jogo deverá recomeçar com um pontapé-livre indirecto contra a equipa do suplente no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido. *
16. Um jogador que foi substituído, entra no terreno de jogo sem autorização do árbitro. Como deve agir o árbitro?
Se não houver lugar à lei da vantagem, o árbitro deverá interromper o jogo, advertir o jogador por ter entrado sem sua autorização e ordenar a sua saída do terreno de jogo. O jogo deverá recomeçar com um pontapé-livre indirecto contra a equipa desse jogador no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido. *
NOTA:
Ao longo do texto, elaborado pela Liga de Clubes, é utilizado o seguinte símbolo:
* salvo as circunstâncias particulares da Lei 8