LEI 11 - FORA-DE-JOGO
1. Um jogador que corre rapidamente em direcção à baliza adversária é punido por se encontrar em posição de fora-de-jogo. Onde é que deve ser marcado o respectivo pontapé-livre indirecto?
O pontapé-livre indirecto deve ser executado no local onde o jogador infractor se encontrava quando o seu colega lhe passou a bola.
2. Deve o árbitro punir um jogador que se encontra em posição de fora-de-jogo, mas sai claramente do terreno de jogo para mostrar ao árbitro que não quer tomar parte na jogada?
Não. Estar em posição de fora-de-jogo não constitui por si só uma infracção, pelo que não era necessário o jogador sair do terreno de jogo.
No entanto, se o árbitro considerar que o jogador saiu do terreno de jogo por razões tácticas e que, desse facto, tirou vantagem ilegal por ter regressado logo ao terreno de jogo, o jogador deve ser advertido por comportamento antidesportivo.
3. Um jogador defensor desloca-se para fora da sua própria linha de baliza de forma a colocar um atacante em posição de fora-de-jogo. Como deve agir o árbitro?
O árbitro deve permitir que a jogada continue e o defensor será advertido por comportamento antidesportivo na próxima interrupção de jogo.
4. Devido à velocidade que levava, um atacante vai cair dentro das redes da baliza e ao mesmo tempo um seu colega chuta a bola à baliza e obtêm golo. Como deve o árbitro actuar se:
a) o jogador que se encontra dentro da baliza permanecer sem se mexer enquanto a bola entra?
O golo deve ser validado, por não haver qualquer acção por parte do jogador que estava dentro da baliza.
b) o comportamento do jogador perturbar a acção dos adversários?
O golo deve ser invalidado e o jogador advertido por comportamento antidesportivo, visto que a infracção foi cometida fora do terreno de jogo. O jogo deve recomeçar com um lançamento de bola ao solo no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção. *
5. É permitido a um colega de equipa do executante estar em posição de fora-de-jogo durante a execução de um pontapé de grande penalidade?
Não. Todos os jogadores têm de estar atrás da marca de grande penalidade.
6. O Jogador A passa a bola ao seu colega de equipa B, que está em jogo, apesar de existir outro atacante, C em posição de fora-de-jogo. A jogada continua e noutra fase da jogada, o jogador B passa a bola ao jogador C, que agora se encontra em jogo. Ele marca um golo. Como deve o árbitro proceder?
O golo deve ser validado, porque quando o jogador B passou a bola ao C, este já se encontrava em posição legal. Ele não deve ser punido na primeira fase da jogada por estar fora-de-jogo, porque não tomou parte activa no jogo.
7. Um jogador passa a bola a um seu colega que se encontra em posição de fora-de-jogo, mas um defensor intercepta deliberadamente a bola com as mãos. Como deve agir o árbitro?
Se na opinião do árbitro, o jogador em posição de fora-de-jogo participa activamente na jogada, deve interromper o jogo para punir o fora-de-jogo e recomeçar com um pontapé-livre indirecto contra a equipa desse jogador executado no local da infracção. *
No entanto, se na opinião do árbitro o jogador não participa activamente na jogada, deve interromper o jogo e conceder um pontapé-livre directo ou um pontapé de grande penalidade contra a equipa do jogador defensor que jogou a bola com as mãos.
8. Um jogador em posição de fora-de-jogo, mas sem interferir com nenhum adversário, corre para a bola que foi jogada por um colega de equipa. Deverá o árbitro esperar até que ele toque na bola para punir o fora-de-jogo?
Sim. O árbitro deverá esperar para ver se o jogador em posição de fora-de-jogo interfere neste, tocando a bola.
NOTA:
Ao longo do texto, elaborado pela Liga de Clubes, é utilizado o seguinte símbolo:
* salvo as circunstâncias particulares da Lei 8