Michael Phelps arrisca uma acusação criminal, depois da publicação de uma fotografia em que é visto a fumar marijuana. As autoridades do estado norte-americano da Carolina do Sul admitem tratar o caso como outro qualquer.
«Este caso não é diferente de outros», afirma Leon Lott, xerife do condado de Richland, ao jornal «The State»: «Este até pode ser mais fácil, porque temos fotografias de alguém a usar drogas e uma confissão parcial. É relativamente fácil, quando pudermos determinar onde ocorreu o crime.»
Phelps, que ganhou oito medalhas de ouro no Jogos Olímpicos de Pequim, já pediu desculpas pelo incidente, que terá ocorrido numa festa na Universidade da Carolina do Sul.
O atleta não será de qualquer modo sancionado desportivamente. O Comité Olímpico Internacional já aceitou as desculpas de Phelps e os responsáveis olímpicos dos Estados Unidos frisaram que fumar marijuana fora de competição não é um assunto para as comissões anti-doping.
A posse de marijuana, ainda segundo o «The State», é punível na Carolina do Sul com prisão até 30 dias ou multa de 570 dólares (440 euros).