Michael Phelps teve uma prestação fantástica nos Jogos Olímpicos de Londres, conseguindo ser o atleta mais medalhado de sempre, mas agora está em risco de perder as medalhas. O motivo? Não tem nada a ver com doping, mas sim, com publicidade.
O atleta terá violado a regra que diz que nenhum atleta participante dos Jogos Olimpicos poderá participar em campanha publicitária de uma marca que não seja patrocinadora dos Jogos, no período entre 18 de julho e 15 de agosto. O que aconteceu com o Phelps é que imagens do nadador a posar para uma campanha da Louis Vuitton foram divulgadas em sites e no Twitter no dia 13 de agosto.

Como a marca francesa não faz parte do rol de patrocinadores, Phelps poderá ser punido com a desclassificação e a perda das quatro medalhas de ouro e duas de prata conquistadas em Londres. Fonte da Louis Vuitton já garantiu que a campanha só seria lançada após o final do período de proibição e que as fotos divulgadas são não oficiais e foram roubadas da empresa.
À agência AP, o empresário do nadador, Peter Carlisle, também negou a responsabilidade pela veiculação das imagens, apontando que elas foram divulgadas por uma pessoa ainda não identificada.
Caso se prove que as imagens publicitárias foram divulgadas antes do prazo estabelecido pelo COI (Comité Olímpico Internacional) de forma intencional, Phelps poderá perder as medalhas. Se o nadador prove que realmente a divulgação da campanha nessa data não foi propositada, poderá ser punido apenas com uma multa.